‘Desafio Escreve Aí’
Promovido em todo o Brasil com o intuito de fomentar a produção da redação nota 1000 no Exame Nacional do Ensino Médio e trabalhar pela Integração Ensino Superior com Ensino Médio, o Escreve aí é um desafio realizado e administrado pela pelos centros universitários Faci, UniFavip (Caruaru - PE), UniFBV (Recife – PE), UniFacid (Teresina – PI) e UniMetrocamp (Campinas – SP).
Os representantes paraenses serão: Maytê Souza Bemerguy (1º ano, Sistema Educacional Evangélico Logos), Rafael do Rosário Belo Dickson da Rocha (2º ano, Sistema de Ensino Physics) e Safira Roberta Ferreira de Oliveira (3º ano, Sistema de Ensino Physics) e a final acontecerá no dia 14 deste mês, em formato online.
Para Marcos André, docente do Colégio Physics, o projeto é crucial para o desenvolvimento dos alunos. “Este desafio possibilita que os estudantes coloquem em prática o que aprenderam em sua trajetória de estudos e utilizem estratégias que podem ser utilizadas mais tarde, no ENEM. Estamos muito felizes em ver estudantes tão dedicados e comprometidos a representar o nosso estado em uma competição nacional de redação, que é considerada fundamental nos vestibulares ”, reforça Marcos, que também é diretor da unidade que fica localizada na avenida Conselheiro Furtado.
Já de acordo com Safira Roberta, de 17 anos, ser finalista ainda é inacreditável. Classificada para a fase final do 3° ano, a discente, que quer cursar uma graduação de jornalismo, está empolgada com o resultado. “Gosto muito de escrever e essa é uma maneira de me estimular a produzir outros textos. Minha redação aborda a intolerância contra a comunidade LGBTQIA+ e pretendo dar o melhor de mim nesta última etapa”, comenta.
“Apoiar o ‘Desafio Escreve Aí’ é muito gratificante para nós, que vemos os alunos do Ensino Médio cada vez mais empenhados e focados para alcançar a tão sonhada nota 1000 no Exame Nacional do Ensino Médio”, ressalta Luana Rodrigues, supervisora de Relacionamento de Escolas da Faci. “Nós somos uma instituição de ensino e priorizamos não apenas o crescimento dos nossos graduandos, mas também dos alunos das escolas públicas e privadas do Pará. Cada um deles tem um potencial enorme e o incentivo à educação pode direcioná-los para qualquer caminho que queiram seguir.”