Aperfeiçoamento

INSTRUTOR DE ARTES MARCIAIS ALIANDRO FAVACHO É VOLUNTÁRIO DO PROJETO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL CONTINUADO DA GUARDA CIVIL DE CASTANHAL, É ENTREVISTADO COM INTUITO DE APRESENTAR A IMPORTÂNCIA DESTE PROJETO PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL DO AGENTE DE SEGURANÇA PÚBLICA NA CONTEMPORANEIDADE.
Em entrevista realizada pela Divisão de Ensino e Pesquisa da Guarda Civil de Castanhal, no dia 12 de julho de 2021 com o Instrutor de Artes marciais (GC Favacho), foram feitas as seguintes perguntas:
Qual o histórico de seu currículo a respeito do “mundo” da arte marcial?
- Bom! Tudo começou há 23 anos no Kung Fu, com um professor da região; graduei-me até a terceira graduação e, em seguida, passei para o Full contact (kickboxing), treinei 1 ano, foi a partir daí que comecei a treinar com o Mestre Luciano nogueira, e até hoje treino com ele. Desde então ganhei habilidade necessária para me tormar Instrutor de Muay Thai (Boxe Tailandes).
Ainda complementou: -Tenho, também, experiência na luta livre esportiva e Jiu Jitsu, pelo fato deu ter sido lutador de MMA e, com essa experiência, me tornei treinador e líder da equipe NFT de Castanhal que, por sua vez, o NFT contribuiu para preparar consideravelmente vários lutadores de nível nacional e internacional, como por exemplo: Douglas de Andrade Silva, o único representante de Castanhal a estar no melhor evento do "mundo" UFC. Atrelando esta experiência curricular para a minha atual profissão como agente de Segurança Pública (Guarda Civil), fui buscando mais qualificação profissional, e hoje além deu atuar no serviço preventivo ostensivo, ainda executo instrução de defesa pessoal policial e imobilização tática com mãos livres e Tonfa, atividades essas dentro do campo da Arte marcial a qual é uma das minhas grandes paixões na vida.
Foi perguntado ainda ao GCC:
Qual a importância do conhecimento da Arte Marcial para a prática profissional do Agente de Segurança Pública?
O Guarda Civil ressaltou: - Toda modalidade de esporte estimula a prática de exercício físico, onde este ajuda manter uma vida saudável, por tanto, a arte marcial além de contribuir para o bem-estar físico e mental, ela também contribui para o Agente de Segurança realizar suas atribuições com excelência, no que diz respeito ao trabalho em "campo" em prol da ordem pública. Por tanto, é de suma importância que o Agente de Segurança Pública deva levar em consideração todos os níveis de força (Uso Progressivo da Força); Nível 3 – controle de contato ou controle de mãos, Nível 4 – Técnicas de submissão e controle físico, ou seja, o Agente tem que possuir um “leque” de opções a sua disposição até chegar, caso necessite, ao último nível da força, no que se refere ao armamento letal (uso da arma de fogo). Haja vista que tudo o que foi citado anteriormente, ainda ajuda a fortalecer a valorização profissional.
O Senhor percebeu até o presente momento alguma evolução no desempenho dos alunos Guardas Civil? Tem alguém com maior desempenho?
Respondeu com entusiasmo o Instrutor GC Favacho, fazendo as considerações finais com êxito:
- Sim! O lema que uso neste projeto é Treinar & Aperfeiçoar, Evoluir 1% a Cada Dia, e estou realizando uma Avaliação de Desempenho individual para possibilitar a eles o acompanhamento de suas próprias evoluções no processo de ensino e aprendizagem, e não pude deixar de notar o desenvolvimento de muitos, especialmente da GC P. Noronha, onde desde o começo ela dificilmente falta as aulas e tem se dedicado de "corpo e alma" para "mergulhar" na prática das Artes Marciais, o que não é tarefa fácil de dominar, e “colher frutos dessa missão a qual me foi confiado”, é gratificante demais. Ainda neste sentido, contribui para preparar cada vez ao enfrentamento dos desafios no que se refere às atividades cotidianas de uma Guarda Civil. Minha expectativa é que esse projeto siga de forma continuada para contribuir com a evolução da Guarda Civil de Castanhal, pois quem ganha é a Sociedade.
É a Guarda Civil do Município de Castanhal se qualificando cada vez mais para atender com excelência a sociedade castanhalense.