Escreve Aí
O Pará se destacou entre os cinco primeiros lugares na etapa nacional do concurso de redação Desafio Escreve Aí, promovido nacionalmente com o intuito de fomentar a produção da redação nota 1000 no Exame Nacional do Ensino Médio.
O concurso foi realizado em quatro etapas com atividades distintas para os estudantes do Ensino Médio. O primeiro colocado de cada etapa passava para a final nacional, que foi realizada na última quarta-feira (14), em uma sala virtual enviada previamente para a escola/candidato. O aluno Rafael do Rosário Belo Dickson da Rocha, do Colégio Physics, ficou em 3º lugar na seletiva do 2º ano e Safira Roberta Ferreira de Oliveira, também do Colégio Physics, ficou em 5º lugar na seletiva do 3º ano.
“Eu não esperava chegar onde eu cheguei. Fiquei muito feliz em estar entre os 5 primeiros. Isso me deu mais confiança com a minha escrita. Eu sempre gostei de redação e isso é um reconhecimento dos meus estudos. Para o Enem, a gente precisa ter confiança, controlar o nervosismo e esse desafio me ajudou muito nisso”, diz Safira de Oliveira, que está cumprindo uma rotina de estudos para o ENEM. “Já me inscrevi e tenho estudado bastante para conquistar meu objetivo”, diz ela.
Para Rafael Rocha, o desafio também foi positivo. “Participar me trouxe experiência. Pude ver como estava o meu nível em relação aos demais e isso vai nos preparando para o Enem”, comenta o aluno.
Para Marcos André Silva, professor do Colégio Physics, o concurso vem somar na formação dos alunos. “Um concurso desse, em âmbito nacional, é sempre muito importante para os alunos. Assim, a gente consegue, de uma certa maneira, verificar como está a preparação deles, especialmente numa prova discursiva, como é a redação, em relação a alunos no Brasil todo. Isso faz com que a gente tenha uma compreensão de como está a preparação dos alunos ao longo do ano. Estamos muito felizes em ver nossos alunos representando nosso estado em uma competição nacional”, destaca ele.
O Escreve aí é um desafio realizado e administrado pela UNIFAVIP – Caruaru-PE, UNIFBV – Recife – PE, FACI – Belém – PA, UNIFACID – Teresina – PI, UNIMETROCAMP – Campinas – SP, com o propósito de fomentar a educação.