Reputação Corporativa

A Natura foi reconhecida na sétima edição do Ranking Merco de Responsabilidade e Governança Corporativa no Brasil como a empresa mais responsável durante a pandemia de Covid-19 em 2020. Além disso, a companhia também integra, em primeiro lugar, a lista de empresas mais bem avaliadas em governança corporativa do ano, assim como a Avon – integrante do grupo Natura &Co desde 2020 – que figurou em 7º lugar no mesmo levantamento, subindo cinco posições em relação ao ano anterior e mostrando um avanço considerável pelo segundo ano consecutivo.
“Colocar as pessoas antes das coisas, com adoção de medidas para barrar o contágio, foi, certamente, essencial para lidar com a pandemia e com a crise humanitária decorrente. Ao mesmo tempo em que 2020 foi um ano muito desafiador, também foi muito relevante para a Natura. Permanecer na liderança deste ranking no ano em que nos integramos com a Avon, e ver a Avon também ocupando posição de destaque no levantamento, é um reconhecimento de que fazer a coisa certa, do jeito certo, traz bons resultados”, afirma João Paulo Ferreira, CEO de Natura &Co América Latina.
Anualmente, a empresa de consultoria Merco (Monitor Empresarial de Reputação Corporativa) estrutura o ranking das cem empresas destaques em governança. Em 2020, o Merco incluiu uma lista das dez empresas mais bem avaliadas em seu desempenho durante a pandemia, representando 8% do peso das pontuações do ranking geral.
Para participar, as empresas precisam ter um faturamento acima de US$ 40 milhões. O levantamento é realizado com base em valores como transparência, responsabilidade com funcionários e contribuição à comunidade, além de entrevistas com diretores de companhias, analistas financeiros, governos, associações de consumidores e públicos em geral. Entre julho e dezembro de 2020, foram realizadas 2,3 mil entrevistas, bem como uma verificação externa promovida pela auditoria KPMG.
Atuação na pandemia
Para contribuir com a redução dos impactos da pandemia no país e contemplar diversas frentes da sociedade nessa trajetória, o grupo Natura &Co se mobilizou em uma força-tarefa baseada em três pilares: barrar o contágio, cuidar das pessoas e manter a economia circulando. Em 2020, foram cerca R$ 60 milhões destinados ao enfrentamento à pandemia. Em 2021, o grupo se mobilizou para a doação de R$ 30 milhões dedicados à saúde pública, comunidades fornecedoras, consultoras e representantes. A Natura &Co também faz parte do movimento Unidos pela Vacina, criado para contribuir com a logística de aquisição de vacinas e equipamentos hospitalares.
O grupo colocou em prática diversas iniciativas que abrangiam desde a sua própria rede de relações até comunidades em situação de vulnerabilidade social, como estabelecimento do trabalho remoto para todos os colaboradores do setor administrativo, a criação e o aperfeiçoamento de serviços digitais e flexibilização de pagamentos para consultoras e representantes manterem suas atividades, doações de produtos essenciais a populações vulneráveis, o aprimoramento de ferramentas de cuidado com a saúde física e mental – como telemedicina e atendimento psicológico disponível para toda a sua rede– e a ampliação de seus protocolos de segurança.
Além disso, R$ 4 milhões já foram doados para a compra de vacinas e insumos hospitalares pelo Conectar (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras) e R$ 10 milhões foram destinados ao fundo de auxílio a consultoras e representantes. O grupo também se uniu a 11 empresas para a viabilizar a doação de 5 mil concentradores de oxigênio para o SUS para ajudar no tratamento de pacientes, além de ter realizado a doação de 10 mil cestas básicas ao Fundo Social do Estado de São Paulo.
Outra ação impactante durante a pandemia foi a campanha #IsoladasSimSozinhasNão, lançada pelo Instituto Avon diante do aumento do número de casos de violência doméstica durante o distanciamento social, que contou com o apoio de todas as marcas do grupo Natura &Co. O objetivo foi construir redes de apoio entre governos, pessoas e entidades visando auxiliar vítimas de violência, conscientizar a população e trazer visibilidade para a situação e promover a doação de produtos de cuidados essenciais para abrigos. O Instituto Avon também ofereceu serviços gratuitos para representantes, como Central Saúde 24h via telefone e WhatsApp, assistência psicológica e social 24h e apoio no enfrentamento da violência doméstica, incluindo acompanhamento de até 72h e encaminhamento de casos de risco para autoridades competentes.
Sobre Natura &Co
Natura &Co é um grupo global de cosméticos, multimarca e multicanal, que inclui Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. Em 2020, o grupo registrou receita líquida de R$ 36,9 bilhões. Os quatro negócios que compõem o grupo estão empenhados em gerar impactos econômicos, sociais e ambientais positivos. Há 130 anos, a Avon é sinônimo de mulher: oferecendo produtos de beleza inovadores e de qualidade que são vendidos principalmente para mulheres, pelas mulheres. Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira do segmento de cosméticos e higiene pessoal, líder em vendas diretas. Fundada em 1976 em Brighton, na Inglaterra, por Anita Roddick, The Body Shop é uma marca global de beleza que busca fazer diferença positiva no mundo. A marca de beleza australiana Aesop foi fundada em 1987 com o objetivo de criar uma linha de produtos superlativos para a pele, o cabelo e o corpo.
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.