audiovisual
O projeto Cinema no Marajó promove entre os 22 de julho a 8 de agosto, a Mostra Online de Cinema Documentário. A programação apresentará 25 filmes entre obras de documentaristas renomados e curtas-metragens produzidos por estudantes dos municípios de Breves e Melgaço, resultante das oficinas de fotografia e audiovisual realizadas pelo projeto.
A ação é uma iniciativa do Visagem - Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual da Universidade Federal do Pará (UFPA). Além da exibição dos filmes, a mostra também contará com rodas de conversa facilitadas por diretores e diretoras dos audiovisuais em exibição.
O Cinema no Marajó foi selecionado pelo edital de audiovisual – lei Aldir Blanc Pará 2020 e desde março vem sendo desenvolvido por uma equipe experiente. Os idealizadores explicam que, apesar das limitações impostas pela pandemia, o projeto conseguiu cumprir seu objetivo ao aproximar a população ribeirinha de Breves e Melgaço do cinema e da fotografia através de oficinas e de rodas de conversa com convidados do Brasil e de fora do país.
De acordo com os idealizadores, a iniciativa busca fomentar este tipo de produção e oferecer novas oportunidades de inclusão social através do audiovisual, principalmente entre os jovens da região. Os quatro curtas-documentários produzido pelos alunos serão exibidos na Mostra de Cinema através da plataforma de Streaming Amazônia Flix
A abertura oficial da Mostra ocorrerá no canal do projeto Cinema no Marajó do Youtube, às 17h do desta terça-feira (22). Logo em seguida, às 18h, segue uma Roda de Conversa com Jorane Castro, Evandro Medeiros, Jorge Bodanzky, Alexandre Nogueira, Zienhe Castro, Chico Carneiro, Francisco Weyl e Felipe Pamplona (todos com filmes sendo exibidos na Mostra).
Os filmes estarão disponíveis gratuitamente na plataforma de streaming, 24h por dia. As Rodas de Conversa no canal do projeto vão até dia 25 de julho, sempre com realizadoras e realizadores dos filmes em exibição. Acompanhe a programação no site do projeto https://cinemanomarajo.grupovisagem.org/#oprojeto
Sinopses dos filmes produzidos pelos alunos das oficinas
A arte de se reinventar todos os dias
Trabalhar na rua para sobreviver exige muita criatividade além força de vontade. Este documentário nos apresenta a rotina de dois destes profissionais que encaram os desafios deste tipo de ocupação em plena pandemia. Este curta-metragem é resultado da Oficina de Introdução ao Audiovisual realizada de modo virtual aos moradores de Breves do Marajó entre os dias 11 a 15 de maio de 2021.
Título Original: A arte de se reinventar todos os dias
Classificação: LIVRE
Duração: 00:05:00
Ano de produção: 2021
País de produção: Brasil PA
Direção: Tamires dos Santos e Taiane Santos
Ficha Técnica: Roteiro: Jaqueline Brito Sanches, Taiane Santos e Tamires dos Santos |Fotografia: Andréa dos Santos, Jaqueline Brito Sanches, Taiane Santos e Tamires dos Santos |Som Andréa dos Santos e Jaqueline Brito Sanches
|Produção: Tamires dos Santos e Taiane Santos
A gota d'água
Este documentário mostra as dificuldades em se conseguir água potável na cidade de Breves/Marajó, apresentando alguns de seus moradores e seus dramas diários. Este curta-metragem é resultado da Oficina de Introdução ao Audiovisual realizada de modo virtual aos moradores de Breves do Marajó entre os dias 11 a 15 de maio de 2021.
Titulo Original: A gota d'água
Classificação: LIVRE
Duração: 00:08:00
Ano de produção: 2021
País de produção: Brasil PA
Direção: Andressa Gonçalves
Ficha Técnica: Roteiro: Gilvandria Almeida |Fotografia: Andressa Gonçalves e Rosilene dos Santos |Produção: Rosilene dos Santos e Max Kelvin Vasconcelos
Tags
Amazônia Cinema Marajó
Relacionadas
-
Florestas comunitárias
Manejadores de Resex no Pará recebem equipamentos doados pela STIHL
-
Florestas comunitárias
ONG lança diagnóstico sobre cadeias produtivas de açaí e madeira nas Resex do Marajó
-
DOCBIO
Documentário da UFPA mostra trajetória do pesquisador Otacílio Amaral
-
Cinema paraense
Zélia Amador vira tema de documentário
-
Florestas Brasileiras
Biblioteca digital do IFT foi acessada em 95 países em 2020
-
Amazônia
Reserva Extrativista no Marajó inicia extração sustentável de madeira
-
Amazônia
Política antiambiental da gestão Bolsonaro incentiva o desmatamento, afirma pesquisadora da UFPA
-
Erro de geografia
Ministro das Comunicações diz que 87% da Amazônia é formada por Mata Atlântica
-
TRADIÇÃO
Devoção por São Benedito marca a história e a cultura de Bragança
-
Fortalecimento Comunitário
ONG promove oficinas de cooperativismo em comunidades do Marajó