OLIMPÍADA DE ASTRONOMIA
No Dia do Estudante, celebrado nesta quarta-feira, 11, a aluna Ana Valérya da Silva, de 13 anos, foi homenageada pela Prefeitura de Belém com uma placa de reconhecimento e incluída no Programa de Estágio do município. Estudante do 9º ano da Fundação Escola Bosque (Funbosque), Ana Valérya conquistou a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2021.
A homenagem foi feita pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que recebeu a estudante, sua mãe, Andressa Silva, o presidente da Funbosque, Alickson Lopes, e a titular da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Marcia Bittencourt, no gabinete municipal.
Durante o encontro, o prefeito Edmilson Rodrigues entregou uma placa comemorativa e concedeu uma bolsa de estágio, que faz parte do Programa de Estágio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), para ajudar nas pesquisas da estudante. “É uma honra ver uma estudante de escola pública ganhar esse destaque na Olimpíada de Astronomia. Vamos conceder essa bolsa para ajudar nas pesquisas da Ana Valérya e desenvolver todo esse conhecimento dela”, explicou.
Bastante emocionada, a jovem agradeceu a homenagem e destacou o incentivo da Escola Bosque, local que estuda há três anos. “Nunca imaginei que estaria aqui hoje, fiz a prova sem imaginar qualquer resultado. A escola me ajudou muito neste resultado, principalmente meu professor de física”, comentou.
Dedicação que se transforma em exemplo
Segundo Andressa Silva, de 33 anos, mãe da estudante, o feito da filha foi extraordinário. ”Não tenho nem palavras para descrever o que ela fez. Sempre dedicada, sempre gostou de estudar, é um orgulho para todo o distrito de Outeiro”, comentou.
Este ano, as Olimpíadas de Astronomia e Astronáutica foram realizadas de forma híbrida, por conta da pandemia. Mais de 900 mil estudantes se inscreveram na OBA/2021, com mais de duas mil cidades representadas por mais de 10 mil escolas participantes.
De acordo com o presidente da Funbosque, Alickson Lopes, o resultado da estudante Ana Valérya é um incentivo a mais para outros alunos da fundação. “A Ana é uma embaixadora da ciência para a fundação. A partir dela será desenvolvido e estimulado um projeto de astronomia, cujo o professor que a ajudou, vai desenvolver para promover e fortalecer a ciência na rede municipal de ensino”, contou.