Tailândia
Referência no atendimento às gestantes e puérperas na mesorregião do nordeste paraense, o Hospital Geral de Tailândia aderiu ao Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo do aleitamento materno, com realização de ações de educação em saúde com repasse de orientações e distribuição de material educativo sobre a importância a amamentação e da rede de apoio composta pelos profissionais de saúde, família e amigos.
A programação alusiva ao Agosto Dourado no HGT, faz parte do projeto “Laços de Amor”, desenvolvido pela equipe multiprofissional e, que este ano passou por uma nova edição com o intuito de fortalecer a relação entre as gestantes e a equipe multiprofissional da unidade hospitalar, transmitindo às futuras mamães mais segurança na assistência obstetrícia antes, durante e no pós-parto.
Entre as puérperas atendidas pela unidade hospitalar, este mês, esteve a usuária Ducirene Prazeres do Nascimento, 33, que elogiou a iniciativa da equipe do HGT. “Essas orientações despertam as mães para o ato de cuidar no dia a dia, servindo para multiplicar as informações para nossa família e amigos. Agora estou mais segura para cuidar da minha filha”.
A pediatra do HGT, Maria Helena Machado, ressalta que a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) tem dado, ao longo dos anos, destaque à importância da amamentação. “Este ano houve o desdobramento com o tripé: a importância do aleitamento materno em tempos de Covid-19. A importância do aleitamento materno para o planeta terra e em relação à Comunicação”.
Ela detalhou ao explicar que o leite materno é o único alimento que fornece os anticorpos necessários para redução dos riscos do bebê de contrair a Covid -19. “Nesse aspecto, as mães devem atentar para aleitamento materno exclusivo, nos seis primeiros meses de vida”, observou a médica.
Com relação a importância para o planeta, ela observa que o aleitamento não gera resíduos (lixos) e ele não elimina gases tóxicos ao planeta. Isso importa para a atual e futuras gerações futuras. Já na Comunicação, diz respeito ao repassa de informações e esclarecimento à população, sobretudo, às grávidas e puérperas, seus familiares e amigos.
Referência em Obstetrícia e atendimento na Maternidade, de janeiro a julho deste ano, a equipe multiprofissional do HGT realizou 934 partos, sendo que 617 normais e 317 cesários. No mesmo período, também foram realizados 427 atendimentos Ambulatoriais na especialidade de Pediatria, e 118 internações na referida especialidade.
De acordo com a coordenadora do grupo do projeto “Laços de Amor”, a piscóloga Eudeileia Santana, os membros voluntários tem a missão de promover o acolhimento humanizado às gestantes e puérperas para conhecer melhor a estrutura hospitalar. “Nosso intuito é que essas usuárias ganhem mais segurança no momento pré parto, no parto e pós parto, para reforçar o laço de amor entre mãe e filho”.
A usuária Marilsa Sodre de Menezes, 30 anos, participou das ações Ed ucação em saúde do Agosto Dourado do HGT e aprovou a programação. “É importante ter orientações dos profissionais, reforçando a troca de afeto, conforto e segurança pra mim e meu bebê”.
O Ministério da Saúde (MS) informa que, após avaliação de mais de 14.500 crianças menores de cinco anos entre fevereiro de 2019 e março de 2020, foi constatado que mais da metade (53%) das crianças brasileiras continuam sendo amamentadas no primeiro ano de vida. Entre as menores de seis meses, o índice de amamentação exclusiva é de 45,7%. Já nas menores de quatro meses, de 60%.
As ações estão sendo desenvolvidas também com apoio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), coordenado pela pedagoga Elizabet Gomes; pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND), que é coordenado pela nutricionista Patrícia Manfredi; e pela nutricionista Clínica, Katrinne Mayanne; e pela fonoaudióloga Sinthia de Freitas Leão.
Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo INDSH, em parceria com a Sespa. A unidade fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.
Tags
HGT Saúde Tailândia
Relacionadas
-
Novo ano
Cauã é o primeiro bebê nascido em 2015 na Santa Casa
-
Saúde
Curso na Santa Casa discute estratégias para humanizar o atendimento em hospitais
-
Saúde
HGT combate tabagismo junto aos colaboradores e usuários
-
Saúde
HGT investe na prevenção para evitar acidentes de trabalho
-
Saúde
Hospital Regional do Marajó lança projeto de gestão por competência
-
Saúde
Oficinas da Sespa são referência em livro do Conselho de Secretários de Saúde
A avaliação do processo de Planificação da Atenção Primária em Saúde (APS) no Pará, feito pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) desde agosto de 2011, será publicada no livro “Cona... -
Veraneio e comemorações pela Copa do Mundo comprometem estoque de sangue no Hemopa
-
Acordo descentraliza serviços para ostomizados no Pará
O Termo de Acordo e Transação em benefício das pessoas ostomizadas no Pará foi assinado na manhã desta quarta feita, 2 de julho, entre a Defensoria Pública, por meio do Núcleo de Defesa dos Direitos H... -
Saúde
Profissionais de saúde são capacitados para prevenir infecção hospitalar
Com o objetivo de conscientizar profissionais de saúde para diminuir os danos e óbitos provocados por infecções hospitalares, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) realizou nesta sex... -
Saúde
Cardiologistas lançam publicação na Santa Casa
Os cardiologistas da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Sérgio Brito e Tadeu Daibes, lançaram a segunda edição do livro "Manual de Eletrocardiograma" nesta sexta-feira, 21, no prédio centená...