Aperfeiçoamento




Foto: David Sales
GUARDA CIVIL DE CASTANHAL PROMOVE CURSO DE MONITORAMENTO COM INTUITO DE FORTALECER O COMBATE A CRIMINALIDADE.
Nos dias 09 a 13 de agosto de 2021, foi realizado pela Guarda Civil de Castanhal o primeiro curso de Operador Monitoramento, onde este contou com uma carga horária de 40h, distribuídas em 10 (dez) unidades didáticas, mais avaliação final prática, com duração de 5 (cinco) dias. Foi aplicado a 25 (vinte e cinco) servidores públicos, na modalidade de ensino presencial.
O curso teve o objetivo de capacitar os Guardas Civis, a fim de atuarem na Central de Monitoramento em conformidade com os procedimentos operacionais padronizados. Alguns Instrutores de referência para realizar o curso em questão, dentre eles: O Chefe de Gabinete da Prefeitura de Castanhal (Wiliame Magalhães), e o Inspetor Coordenador do SIM – Sistema Integrado de Monitoramento da Guarda Civil Municipal de Belém (Rogério Cardoso), o GCM D. Sales Instrutor de SBV e Primeiros Socorros, entre outros foram convidados com foco em suas formações profissionais aptos a contribuir para mediar conhecimentos necessários aos alunos, a fim deles atuarem com excelência na Central de Monitoramento da Guarda Civil de Castanhal, considerando a necessidade das demandas de ocorrências.
De acordo com o Inspetor Geral da Guarda Civil de Castanhal (Ranildo Freitas): - é notório que as Centrais de Monitoramento estão se tornando grandes aliadas dos órgãos de segurança pública na prevenção e combate aos crimes e delitos. Por meio delas, o operador de monitoramento é capaz de observar todo o local onde as câmeras estão instaladas; assim, contribuem para a qualificação e a efetividade do serviço prestado à sociedade, pois os recursos utilizados nas centrais tornam mais precisas à atuação das forças de segurança pública. Dessa forma, possibilitou-se aos guardas civis, por meio do curso de monitoramento, adquirir conhecimentos necessários de equipamentos, condições de operação, procedimentos de atuação, dentre outros fundamentais para a eficiência e eficácia nos atendimentos requeridos.
Portanto, priorizar a capacitação do profissional de segurança pública para, por exemplo, o egresso na habilitação para a Central de Monitoramento é fundamental para reafirmar o compromisso da Guarda Civil de Castanhal com a segurança da sociedade.