Indústria 4.0

Criado para desenvolver pesquisa aplicada e de alta complexidade para o setor produtivo mineral, o Instituto SENAI de Inovação em Tecnologias Minerais (ISI-TM) inaugurou nesta quarta-feira, 26/08, sua sede própria, no centro de Belém/PA, e vai expandir ainda mais seu portfólio de soluções para a indústria do segmento. O novo prédio, de 3.000 m2, também receberá espaços de incentivo à inovação para empresas parceiras e startups.
O ISI-TM faz parte da maior rede privada de institutos de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Brasil, desenvolvendo projetos inovadores para o setor mineral, com o objetivo de melhorar a produtividade, reduzir os impactos ambientais da mineração, agregar valor para os bens minerais nacionais e aumentar a segurança dos trabalhadores. Com atuação nacional desde 2015, o ISI em Tecnologias Minerais já possui uma carteira de 27 projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I), realizados em parceria com grandes mineradoras, pequenas empresas e startups que buscam empregar minerais ou ofertar soluções em infraestrutura para a cadeia mineral de valor.
Para o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (Sistema FIEPA) e Diretor Regional do SENAI no Pará, José Conrado Santos, a ampliação da estrutura do Instituto representa um passo importante para o desenvolvimento da indústria no Estado. “O SENAI é especialista em formar mão de obra qualificada para a nossa indústria e a expansão do ISI-TM consolida esse trabalho e a prova disso é que desde que foi criado aqui no Pará, o Instituto já ganhou diversos prêmios internacionais. Agora, nosso próximo desafio é aumentar o volume de compras internas, trabalho que já estamos desenvolvendo junto aos grandes projetos e para o qual contamos com a parceria do governo do Estado e da iniciativa privada”, afirmou o presidente do Sistema FIEPA, José Conrado Santos.
Alinhado com as demandas da indústria mineral, o ISI-TM atua em três grandes áreas de pesquisa: Tecnologias Limpas (Reuso, Reciclagem e Monitoramento de Resíduos / Efluentes), Verticalização Mineral (Desenvolvimento de Novos Produtos e Processos) e Infraestrutura e Segurança (Modernização/Implementação de Novas Tecnologias no Segmento, Redução de Acidentes e Aumento da Confiabilidade dos Equipamentos). Além disso, o ISI em Tecnologias Minerais oferece amplo portfólio de serviços tecnológicos e consultoria em gestão da inovação. Para desenvolver os projetos e executar os serviços tecnológicos, o instituto conta com um parque de equipamentos de última geração e equipe multidisciplinar de pesquisadores, mestres e doutores.
Com a expansão do espaço físico, novos equipamentos foram instalados, ampliando as competências e serviços oferecidos para as empresas do setor mineral. A nova sede também vem permitindo a expansão da equipe de pesquisadores, ampliação da carteira de projetos e geração de novas parcerias nacionais e internacionais. A partir da criação dos Habitats de Inovação, no novo espaço, o ISI-TM se tornará um hub de inovação, atraindo empresas parceiras e startups.
Em uma participação por vídeo, o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Braga de Andrade, parabenizou o Estado, o Sistema FIEPA e o SENAI Pará pela iniciativa e afirmou que o Instituto tem sido um importante parceiro dos empresários na busca de soluções para a redução dos impactos ambientais e para a melhoria da segurança do trabalho nas mineradoras. “Certamente esse novo prédio vai permitir a ampliação desse notável conjunto de serviços e os resultados alcançados por essa rede mostram que o SENAI tem se consolidado como um aliado decisivo para o Brasil dar o salto tecnológico necessário para ter um papel de maior destaque no cenário internacional e acelerar o ritmo de crescimento da economia e da geração de empregos”, concluiu Robson Andrade.
PORTFÓLIO DE SERVIÇOS
o Tecnologias Limpas: Reuso, Reciclagem e Monitoramento de Resíduos / Efluentes
Soluções para redução, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos e efluentes líquidos/gasosos;
Biotecnologia mineral: bioprocessos para a lixiviação de metais, transformação de resíduos e síntese de novos minerais através de microrganismos;
Prevenção e recuperação de áreas impactadas pela mineração;
Tecnologias para controle e monitoramento de barragens e lagoas de rejeitos.
Soluções para a redução da pegada de carbono na mineração.
o Verticalização Mineral: Desenvolvimento de Novos Produtos e Processos
Circularização da economia através da valorização dos subprodutos e bens minerais em outras cadeias produtivas;
Emprego direto de minerais em produtos de alto valor agregado e materiais avançados;
P,D &I em minerais estratégicos, portadores de futuro e agrominerais;
Desenvolvimento sustentável: estudos de impactos ambientais e socioeconômicos;
Tecnologias minerais para a cadeia de valor: concentração, esterilização, purificação.
o Infraestrutura e Segurança: Modernização/Implementação de Novas Tecnologias no Segmento, Redução de Acidentes e Aumento da Confiabilidade dos Equipamentos.
Smart Minings – Automação, digitalização e eletrificação de minas e operações;
Estudos estatísticos avançados e modelagem para a cadeia mineral;
Desenvolvimento e avaliação da cadeia com foco em eficiência energética;
Melhoria de equipamentos e processos visando redução de acidentes;
Tecnologias para aumento da confiabilidade da indústria e prevenção de riscos.