REVITALIZAÇÃO
Os moradores do Conjunto Júlia Seffer, no bairro de Águas Lindas, em Ananindeua, receberam com entusiasmo e muita alegria a notícia de que os bosques Uirapuru e Marajoara, dois espaços com muita vegetação e árvores de grande porte, vão receber obras de revitalização e iluminação em LED, o que vai valorizar ainda mais estes patrimônios ambientais. Na manhã do domingo (29), o prefeito Doutor Daniel Santos, assinou a ordem de serviço para início da obra que será concluída em 90 dias e terá mais de 1 milhão de reais em investimentos.
Com o início das obras, a empresa contratada vai executar o projeto de revitalização, que prevê a construção de uma pista de caminhada e corrida, área de passeio, calçadão e uma área de serviço, com quiosque para venda de produtos, o que vai movimentar a economia do bairro. O local também contará com instalação de bancos e luminárias decorativas.
“Os bosques aqui do Conjunto Júlia Seffer, o Uirapuru e o Marajoara, devem ser vistos como ponto de referência, não só para os moradores do bairro de Águas Lindas, mas para todo o município de Ananindeua. A prefeitura tem que cada vez mais dar condições para que o morador de Ananindeua não precise sair de Ananindeua para ir a outros bosques ou em outras praças, e é isso que estamos fazendo ao assinar a ordem de serviço para realizar obra de revitalização destes espaços”, destacou o prefeito Doutor Daniel, que ainda aproveitou para realizar o plantio de uma muda da árvore Anani. O nome Ananindeua é de origem tupi e deve-se à grande quantidade da árvore no território do município.
As obras incluem ainda, o desenvolvimento de projetos paisagísticos nos bosques e a inclusão de rampas acessíveis para pessoas com deficiência (PCD).
Diagnóstico e segurança
Na ocasião, o prefeito Dr. Daniel, que estava acompanhado do secretário municipal de Infraestrutura e Saneamento, Paulo Macêdo, vereadores e lideranças do bairro, também anunciou que as árvores dos bosques terão um diagnóstico fitossanitário, garantindo uma análise de risco de queda, o que será uma importante ferramenta de prevenção.
Para o manobrista, José Roberto Brito, de 33 anos e morador do Conjunto há 11 anos, os bosques são uma identidade, uma referência para cada morador. “Os bosques são referências para os moradores e a gente tem vontade de trazer nossos filhos e familiares. Quando a gente fala que mora no Conjunto Júlia Seffer é referência por ter muitas árvores e isso faz parte da nossa vida de uma forma muito especial. Eu moro aqui há 11 anos e para mim essa é uma identificação muito grande, por exemplo, quando eu vou ao supermercado eu passo por dentro do bosque para sentir essa aproximação com a natureza, e é bem melhor do que ficar entre os carros. Então isso para mim é muito importante”, detalhou o morador que ainda falou sobre a iluminação nova que será implantada no Conjunto.
A gestão municipal vai implantar também, a iluminação em LED, o que vai garantir mais segurança para aqueles que quiserem passear e usufruir das áreas de lazer ao ar livre no período noturno.
“A iluminação no Conjunto é outra questão que infelizmente é muito precária. Nos dois bosques as pessoas eram assaltadas depois das 18h e ninguém conseguia caminhar, somente alguns corajosos. A partir das 18h para você andar no conjunto a iluminação é horrível, até por conta das árvores isso tende a ficar mais escuro. Por termos essa identidade com o conjunto e com os bosques, seria importante que a gente não tivesse essa preocupação com relação à falta de iluminação e insegurança, para pudéssemos andar a qualquer hora e ficar à vontade”, disse José Brito.
“Este é o resgate do meu compromisso com a população deste lado da BR”, ressaltou Doutor Daniel.