SAÚDE

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está entre as novas instituições associadas à Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), entidade que congrega pesquisadores da área e foi uma das associações fundamentais para a consolidação do direito à saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS).
A representação da Ufopa se dá a partir do Instituto de Saúde Coletiva (Isco), que apresenta, atualmente, três cursos de graduação: Farmácia, Bacharelado Interdisciplinar em Saúde e Bacharelado em Saúde Coletiva. Na pós-graduação, os professores do Isco estão presentes na Residência Multiprofissional em Estratégia Saúde da Família para Populações do Baixo Amazonas e no Mestrado em Ciências da Saúde.
Associando-se à Abraco, a Universidade Federal do Oeste do Pará, por meio do Isco, entra em um grupo de discussão nacional que orienta e sustenta as discussões de saúde coletiva e saúde pública. A Ufopa é uma das seis instituições associadas da região Norte e a única totalmente sediada no interior da Amazônia.
Professor Rui Harayama, do Isco, entende que essa associação junto à Abrasco representa um significativo avanço nos aspectos relativos à saúde coletiva: “A ideia é que a aliança entre Ufopa e Abrasco possa qualificar e reverberar as demandas e reflexões colhidas em nossos diálogos com os movimentos sociais e em pesquisas, os impactos dos agrotóxicos, modelos de atendimento à saúde em contextos ribeirinhos, indígenas e rurais, o impacto do mercúrio, mineração e de grandes projetos de desenvolvimento, entre outros temas serão ativamente articulados a partir dessa formalização”.
Para o diretor do Isco, professor Wilson Sabino, a associação da Ufopa à Abrasco possibilita um foco especial para a região: “A importância dela é o reconhecimento nacional e internacional dessa associação, que agrega vários pesquisadores brasileiros renomados internacionalmente”. O diretor também destacou o fato de a Abrasco abrigar o Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação e de Graduação de Saúde Coletiva. Segundo ele, isso representa um fortalecimento do Isco, principalmente quanto à formação dos alunos.
Quanto ao papel da Abrasco, “um grande destaque dessa associação para a comunidade acadêmica brasileira é o fortalecimento dos cursos de graduação e articulações entre entidades civis, científicas e de movimentos sociais. Com certeza, a Universidade Federal do Oeste do Pará só tem a ganhar com isso”, finalizou professor Wilson.
Sobre a Abrasco
A Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) tem mais de 40 anos, foi criada com o objetivo de atuar como mecanismo de apoio e articulação entre os centros de treinamento, ensino e pesquisa em saúde coletiva para fortalecimento mútuo das entidades associadas e para ampliação do diálogo com a comunidade técnico-científica e desta com os serviços de saúde, as organizações governamentais e não governamentais e a sociedade civil.
Sua forte participação na 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada de 17 a 21 de março de 1986, estabeleceu sua postura intransigente de defesa da proposta ali consagrada do Sistema Único de Saúde (SUS), aprovada na Constituição de 1988.
A Associação apoia e desenvolve projetos, seminários, oficinas e realiza os maiores congressos da área na América Latina, congregando mais de 7.500 congressistas em um único evento.
Confira no site da Abrasco:
Novos associados institucionais ampliam a representatividade da Abrasco
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.