Sustentabilidade

No próximo sábado, 18/09, acontecerá no município de Salinópolis, no nordeste paraense, o evento de lançamento oficial do Projeto Moeda Verde Salinas, idealizado pelo Instituto de Desenvolvimento Humano da Amazônia Atlântica (IDHAA). O objetivo do evento, é apresentar para a população como funciona o projeto e a moeda social, com valor econômico local.
O evento acontecerá das 17h às 20h, na Escola Estadual Dr. Miguel de Santa Brigida. Para participar, a população deve levar material reciclável para trocar pela moeda social de valor econômico. O evento contará com uma feira com diversos produtos e também um mercadinho para que todos tenham a experiência de comprar com a moeda social. A expectativa é que mais de 3 mil pessoas possam participar da experiência do evento.
Segundo a Coordenadora do IDHAA, Dra Denise Monteiro, esse será o primeiro evento, porém a ideia é de realizar outros em bairros do município. “Inicialmente a troca do material reciclável pela moeda verde vai ser no dia 18/09, na escola Dr. Miguel de Santa Brigida, durante o evento e após o lançamento nós faremos outros eventos em outros bairros”, explica Dra Denise.
Para Maurício Botelho, membro do projeto Moeda Verde Salinas, as reclamações contínuas da população sobre o descarte incorreto do lixo, é uma das principais motivações para a implantação do projeto no município. “Esse ano (2021) tivemos o maior número de reclamação por parte da população sobre o lixo nas praias do município. Isso motivou a implantação do projeto, para ter ações contínuas que visem a conscientização da comunidade sobre alternativas sustentáveis”, comenta Maurício.
Pela proximidade com Belém, o município de Salinópolis, no nordeste do estado, é um dos principais destinos para os turistas. Em consequência disso, a cada ano nos últimos 10 anos vem aumentando o número de reclamações dos frequentadores sobre a quantidade de lixo que permanece nas praias após a passagem dos banhistas. De acordo com dados do Instituto Manguezal, cerca de 10 toneladas de lixo foram recolhidas em apenas um final de semana do mês de Julho deste ano. A ideia do projeto Moeda Verde é conscientizar permanentemente a comunidade local sobre a importância de ações sustentáveis para a conservação do meio ambiente e o cuidado com a cidade. E com isso influenciar positivamente os turistas que visitam o município.
O movimento moeda verde no Pará
O Movimento Moeda Verde é um projeto que tem como objetivo, buscar alternativas sustentáveis para os resíduos sólidos e implantar uma moeda social, com valor econômico local, para estimular ações sustentáveis na comunidade. No município de Salinópolis, o projeto está sendo idealizado pelo IDHAA e contou com a consultoria da Carol Magalhães, que já tem experiência com esse tipo de projeto desde 2018.
Em agosto, aconteceu o “Café com Ideias” que teve como objetivo apresentar o Movimento Moeda Verde para a comunidade local. Como resultado do evento, 25 pessoas de diversos segmentos se inscreveram para uma oficina de capacitação, na programação do curso os temas abordados foram reciclagem, material reciclável, conceito de moeda social e mobilização, além de compartilhar suas experiências e conhecimento com o objetivo de preparar esse grupo, para que eles possam implantar o projeto na sua comunidade.
“O grande diferencial é essa educação ambiental com a troca do material reciclável pela moeda social, que será aceita em comércios cadastrados no projeto aqui do município”, explica a Coordenadora do IDHAA, Dra. Denise Monteiro.
A expectativa é que o projeto tenha um impacto positivo na comunidade, o que contribuiu para a criação do Projeto de Lei que proíbe a venda de bebidas em garrafas de vidro nas praias do Estado, apresentado pela Deputada Estadual, Paula Gomes. O objetivo do PL é preservar o meio ambiente, ao mesmo tempo em que viabiliza alternativas para conscientização e incentiva a gestão sustentável dos resíduos sólidos, através do projeto Moeda Verde.
Texto: Gabriella Emim
Fotos: Divulgação IDHAA
Ascom IDHAA: (91) 98292-0390