COM MONITORAMENTO POR APLICATIVO
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Foto: Tábita Oliveira - Semec
“É uma vitória pra gente! Estamos extremamente emocionados e agradecidos por termos sobrevivido a todo caos que passamos na pandemia. Perdemos quatro pessoas da nossa família, internei grávida de covid-19 com oito meses e o pai dela quase entuba, ele nem viu ela nascer. Então, retornar as aulas significa muito pra gente. Estamos vivos e aqui muito felizes”, conta Carla Reis, mãe da Kyara Reis, de um ano e quatro meses, estudante do berçário, da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Lúcia Soares Castro, localizada no bairro do Marco, durante o retorno das aulas presenciais da Educação Infantil, da rede municipal de educação, nesta segunda-feira,13.
O ano letivo de 2021 foi iniciado em 12 de abril com aulas não presenciais. Os pais da Kyara recordam que conheceram as professoras pelo grupo de whatsapp onde recebiam as atividades semanais. “Agora, graças à vacinação dos professores e com a escola bastante estruturada, a gente sente confiança de deixar nossa filha. Espero que dê tudo certo” desejou Carla, que teve o cuidado de conversar com a filha e explicar o quanto é importante ir para a escola, para que ela se desenvolva e socialize com outras crianças. “A gente arrumou as coisas dela, os materiais dela com todo o carinho do jeito que a professora pediu e estamos muito felizes”.
Mais de 20 mil crianças da educação infantil de tempo integral retornaram em grupos de 25% das turmas e comparecimento presencial em dias alternados. As turmas de meio período se deram em grupos com 33% dos alunos em dias alternados.
Prefeitura de Belém garante retorno seguro - Com a imunização completa dos profissionais da educação e o avanço da vacinação da população, a Secretaria Municipal de Educação (Semec), assessorada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). garante que este é o melhor momento para o retorno seguro das aulas presenciais, uma vez que os casos de internações de covid-19 seguem em queda na capital.
A secretária de Educação, Márcia Bittencourt, explica que, até chegar a este momento, houve uma série de reuniões e reorganização do calendário. O sentimento, segundo ela, é de felicidade por escrever uma nova etapa da educação pública de Belém, após quase um ano e meio sem aulas presenciais.
“Hoje é um dia muito importante. Estamos em atividades não presenciais desde abril. Primeiro garantimos a imunização, o cuidado com a infraestrutura das escolas e o diálogo com os pais e educadores. Este é um momento de ter e dar esperança, de ensinar para as crianças como podemos voltar a viver em sociedade, com biossegurança. Ensinar o uso da máscara, uso de álcool, o distanciamento. As crianças aprendem na prática. É preciso retornar, porque a Educação transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo. E a gente precisa viver este novo momento na nossa cidade, na nossa Belém, alfabetizada, educadora, leitora e inclusiva”, disse Márcia Bittecourt.
Novidade – Para este retorno, a Sesma em parceria com o Centro de Competência em Software (CCSL) da Universidade Federal do Pará (UFPA), criou o aplicativo Guardiões da Saúde, que fará monitoramento nas escolas municipais, um projeto inovador no país.
O aplicativo pode ser baixado em qualquer aparelho e é fácil de manusear. Cada escola terá até dois Guardiões que, de forma voluntária, vão notificar à Sesma qualquer suspeita de casos de covid-19.
A servidora Eva Maria Gomes dos Santos, técnica administrativa da EMEI Prof.ª Lúcia Castro, conta que se sente feliz, diante desta missão de Guardiã da Saúde na Escola.“Estou à disposição para contribuir como for preciso, porque agora sim a gente consegue sentir um retorno realmente seguro com os protocolos e o aplicativo. Espero que, em breve, acabe essa pandemia”.
As escolas também estão seguindo os demais protocolos sanitários. entre eles a frequência reduzida de alunos, ações de desinfecção das unidades com pulverizações; instalação de tapete com hipoclorito para higienização dos sapatos na entrada e saída dos alunos; controle de temperatura, com termômetro de testa infravermelho; instalação de dispensadores de álcool em gel; e instalação de pias na entrada das escolas, com água e sabão para higienização das mãos.
Escola municipais organizaram uma acolhida cheia de amor e carinho das crianças e famílias - Cada escola teve uma programação especial, que vai desde contação de história, musicais até brincadeiras. Muitas escolas passaram o fim de semana preparando a acolhida da comunidade escolar. Vanessa Melo, professora do berçário na EMEI Prof. ª Lúcia Castro e mãe do Danilo Amaral, de 4 anos, estudante do maternal II da unidade, conta que não foi fácil conciliar o trabalho remoto e o estudo em casa com o filho, por isso ela reconhece o quanto o retorno é importante para as crianças.
“Estou cheia de expectativas. Espero que dê tudo certo. No trabalho remoto muitas pessoas achavam que não estávamos trabalhando, mas em casa estamos pesquisando e tentando ajudar os pais dos alunos, de acordo com a realidade das famílias e especificidades desta faixa etária. Como mãe, confesso que no início consegui que ele tivesse interesse pelas atividades. Mas com o tempo foi se perdendo. Cada criança tem o seu ritmo. Conversei ontem a noite com ele e hoje de manhã pulou da cama”, conta Vanessa.
A professora ainda destaca que, por mais que estejamos no segundo semestre, o retorno às aulas é muito importante para o seu filho e os filhos das outras mãezinhas, que também precisam trabalhar e ver os filhos socializando com outras crianças, uma vez que, ficaram muito tempo dentro de casa. “É importante conversar com os nossos filhos sobre esse retorno, os cuidados que a criança tem que ter, porque ainda estamos lidando com uma pandemia. O retorno é muito importante, tanto para o desenvolvimento cognitivo quanto para o desenvolvimento social, porque, afinal de contas, foi muito tempo em casa”, conclui.
No dia 20 de setembro de 2021 retornarão os anos iniciais, ou seja, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e a 1ª e 2ª totalidade da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), com os alunos distribuídos em grupos de 33% das turmas e comparecimento presencial em dias alternados. No dia 27 de setembro de 2021 retornarão os anos finais, ou seja, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e a 3ª e 4ª totalidade da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), com os alunos distribuídos em grupos de 33% das turmas e comparecimento presencial em dias alternados. E o novo calendário contém mais 232 horas de atividades complementares para totalizar 824 horas/aulas do ano letivo 2021.