TURISMO

Em agosto do ano passado a administração do Hangar Convenções & Feiras da Amazônia, reconhecido internacionalmente por ser um dos mais completos centros de convenções e feiras do Brasil, anunciou uma campanha para remarcação das inúmeras cerimônias, feiras e festividades previstas para o ano naquele espaço. Alguns foram remarcados para serem realizados a partir de março deste ano, como o Yes Móvel Show, outros para abril, a exemplo do Congresso Nacional de Medicina do Trabalho. Em junho estavam previstos o Congresso de Medicina Tropical, o Congresso Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buço Maxilo Facial e a Conferência Norte e Nordeste Gestão de Saúde. Em agosto ocorreria a Feira do Empreendedor. No entanto, por conta da pandemia de Covid-19, o Hangar continuou adaptado como Hospital de Campanha de Belém, cumprindo um importante papel na missão de salvar vidas.
Mas, na última quarta (15), o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou novas medidas de prevenção da Covid-19, entre elas a criação de um Centro Especializado de Atendimento a Covid-19, no Hospital Santa Terezinha, instituição particular contratada pelo Estado. Lá vão ser disponibilizados, segundo Helder, 60 leitos clínicos e 60 leitos de UTI aos pacientes afetados pelo novo coronavírus.
Com essa medida, o Hospital de Campanha de Belém será desativado no dia 15 de outubro, para que o Hangar Convenções & Feiras da Amazônia seja preparado para cumprir sua verdadeira destinação: receber shows, casamentos, formaturas, festivais, aniversários, congressos, feiras e afins. O resgate dessa finalidade vai impactar positivamente a indústria do turismo, uma das mais afetadas mundialmente neste período de pandemia.
Segundo Helder, atualmente o Hospital de Campanha está com apenas 21% de sua ocupação, o que corresponde à internação de 34 pacientes, dos quais 15 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desde que foi instalado como parte da estratégia do Governo do Pará de combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus, em 10 de abril de 2020, até esta quarta-feira (15), o Hospital de Campanha do Hangar já atendeu 7.300 pessoas, das quais 338 foram transferidas, 4.915 tiveram vidas salvas e 2.047 foram a óbito.