Educação

A rotina dentro das escolas está aos poucos retornando e por estarmos nos meses finais do ano, os pais já começam a ficar em dúvida sobre o que levar em consideração ao decidir em qual escola seus filhos serão matriculados no próximo ano letivo.
Uma boa educação é algo que, além de perdurar por toda a vida, impacta em vários aspectos de uma pessoa e, por essa razão, pontos importantes precisam ser levados em consideração na procura da escola mais adequada. Afinal de contas, é nesse ambiente que a criança passará boa parte do seu tempo para aprender coisas novas, ultrapassar desafios, adquirir valores e também desenvolver laços de amizades.
“A pandemia fez com que as escolas atualizassem seus métodos de ensino e essa dinâmica de reinvenção é algo que veio pra ficar, pois as instituições precisam cada vez mais andar de mãos dadas com as evoluções geracionais. Então, ao escolher uma nova escola, é preciso observar se ela está aberta para as lidar com todas essas mudanças que vão surgindo”, comentou a diretora pedagógica do colégio Physics, Lorena Jacob.
Assim sendo, os pais ou responsáveis dos alunos precisam ter segurança quanto aos serviços que serão prestados pela instituição de ensino escolhida e, por essa razão, não precisam poupar tempo ou atenção antes de tomar uma decisão tão importante, já que assim vão poder ter certeza que os seus filhos estarão em boas mãos.
Porém, nessa hora não é apenas a opinião dos pais que deve ser levada em consideração, mas a dos próprios alunos também, para que o processo de aprendizagem deles não seja prejudicado com mudanças tão radicais.
“O momento da matrícula é muito delicado, eu sempre aconselho aos responsáveis dos alunos que antes de decidirem qual escola seus eles serão matriculados, que procurem conhecer melhor a instituição, que façam visitas acompanhadas dentro da escola, principalmente durante o funcionamento para observarem melhor a rotina escolar, os horários das aulas e, principalmente, que levem o futuro aluno junto, pois é muito importante que a criança se sinta bem no novo ambiente escolar. Planejamento pedagógico é importantíssimo, material didático é importantíssimo, mas o vínculo que a criança cria ao ambiente também é importante”, disse Lorena.
Por essas e outras razões, é importante que os pais estejam atentos à algumas dicas e orientações antes de decidir em qual escola irão matricular seus filhos.
Metodologia de ensino
Um ponto importante a ser avaliado é a metodologia de ensino utilizada pela instituição. Alguns pais podem preferir que a metodologia seja mais intensa, na intenção de que o filho consiga ingressar em um bom curso de graduação. Outros já têm preferência que a criança receba uma educação mais humanizada, para estimular a sua criatividade e os valores sociais.
O parâmetro mais comum nesses casos fica por conta da avaliação do desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o grau de aprovados nas instituições de ensino superior e cursos mais concorridos são bons indicativos da qualidade de ensino ofertada pela escola básica.
Professores
Outro ponto para ser considerado está na qualificação do corpo docente. É importante que os pais procurem conhecer a equipe responsável em repassar o conhecimento aos seus filhos, se possui uma boa formação, se a metodologia de ensino está atualizada e se a instituição incentiva os profissionais com recursos que possam auxiliá-los no trabalho.
Quando os alunos são pequenos é importante que os pais ou responsáveis saibam com quantas crianças cada educador irá trabalhar, para não haver sobrecarga.
Localização
Um colégio bem localizado é um grande fator a ser avaliado. O acesso facilitado também pode ser um grande aliado nas aulas, já que o simples fato de que o percurso para a aula seja dificultoso, pode prejudicar o rendimento do aluno.
Infraestrutura
A tecnologia já faz parte da rotina das pessoas. E hoje em dia existem os mais variados tipos de dispositivos que podem ser utilizados em sala de aula para motivar os alunos a explorarem mais profundamente os assuntos repassados em aula. Além disso, o espaço como um todo pode ser analisado com atenção. Questões como iluminação, limpeza, espaço de lazer entre outros pontos são bastante relevantes.
No caso do Physics, por exemplo, é uma escola que vem crescendo com o objetivo de antecipar os melhores resultados de aprovação no vestibular, trabalhando desde a base. Os alunos entram no ensino infantil e saem para as melhores universidades ou melhores concursos, explica Lorena. “Então o nosso processo é contínuo, onde o aluno vai ampliando cada vez mais seu conhecimento, sua formação socioemocional, além de ampliar o que ela aprende em casa, seus valores, deveres e suas potencialidades também”, destacou a diretora.