INAUGURAÇÃO


Foto: Joyce Fereira/Comus
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), inaugura a Praça Dom Pedro II, às 18h30 desta sexta-feira, 24. Ela está localizada em frente ao Palácio Antônio Lemos, no bairro da Cidade Velha. O logradouro passou por requalificação completa, com realização de limpeza e remoção de entulhos, recomposição do piso em pedra portuguesa e do piso em concreto, reforço estrutural e cobertura e pintura do posto da Guarda Municipal.
O espaço foi revitalizado ainda com a colocação de 11.240,74m2 de grama esmeralda, está com novo paisagismo, passou por limpeza e restauro dos monumentos, teve recomposição e impermeabilização do fundo do lago e construção do deck.
A Dom Pedro II recebeu, também, reforma dos bancos, das pontes, das lixeiras e das canaletas. Bel como aplicação de resina nos bancos e instalações elétricas e hidrossanitárias.
Iluminação moderna valoriza, ainda mais, os monumentos da praça
O projeto de iluminação foi elaborado pelo Departamento de Iluminação Pública (DIP) da Seurb, que substituiu as antigas luminárias com lâmpadas a vapor metálicas por outras bem mais modernas com tecnologia Led.
Com isso, a iluminação pública no local ganha eficiência, economia e, também, beleza. A tecnologia em Led proporciona, através de projetores, a valorização dos monumentos históricos.
Entre substituições e novas instalações, foram aplicados um total de 97 luminárias em pétalas triplas, 33 luminárias decorativas, 8 projetores no monumento principal e 3 projetores nas ilhas do lago.
Além disso, foram instalados novos postes com iluminação em Led, para melhorar a distribuição do fluxo luminoso em toda a extensão da praça.
Os postes foram projetados com alturas de trabalho menores, em torno de 5 metros, para que possam iluminar abaixo da copa das árvores, eliminando as áreas cinzentas e tornando o ambiente mais claro e bonito.
O projeto contemplou também a iluminação artística com a instalação de luminárias no lago, iluminando graciosamente as “ilhotas” ali criadas pelo projeto arquitetônico, e nos monumentos que foi devidamente valorizado com as instalações de projetores de Led.
Em todo o entorno da praça foi instalado luminárias Led de três pétalas e luminárias decorativas em pontos estratégicos da praça, realçando os caminhos e os jardins com luminárias decorativas. Para o monumento e estátuas, foram direcionados projetores de Led à iluminação direta do patrimônio histórico.
Valor Histórico
A Praça Dom Pedro II possui um valor histórico à capital paraense, por estar localizada no Largo do Palácio, onde ocorreram grandes eventos públicos em torno do poder nos séculos XVIII, XIX e XX.
Segundo registros históricos, a praça foi construída no ano de 1772, e onde foram plantadas as primeiras mangueiras, o que mais tarde faria Belém ser conhecida nacionalmente como a “Cidade das Mangueiras”.
Urbanizada no início do século XX, na administração do intendente Antônio Lemos, o espaço faz parte do conjunto arquitetônico do centro histórico de Belém. O paisagismo, com caminhos internos sinuosos, remete ao modelo de jardim inglês contrastando com a exuberante flora amazônica.
O calçamento, que fica ao redor do monumento central em homenagem ao General Gurjão e ao redor da praça, é todo feito com mosaicos de pedras portuguesas. Além do monumento central, guarda ainda o marco balizador luso-hispânico e os monumentos em homenagem ao marinheiro brasileiro e ao soldado brasileiro e ainda a charmosa edificação da Casa da Guarda.
Segundo o secretário de Urbanismo, Deivison Alves, a obra resgatou os traços originais do patrimônio arquitetônico, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
"É um logradouro que possui monumentos históricos importantíssimos. E com a nova iluminação a praça ganha em embelezamento, conforto visual e também em segurança. Estamos satisfeitos com o resultado. Belém merece!", conclui.