BELÉM VACINADA





Foto: Edielson Shinohara
“Esse momento é só felicidade. Para mim, todo mundo que toma a vacina deve se sentir muito feliz e abençoado”. O depoimento é da aposentada Ely Proença, 80 anos, que atendeu ao chamado da Prefeitura de Belém e foi receber a dose de reforço da vacina contra a covid-19 nesta segunda-feira, 27. “Toda a minha família já está vacinada. Tivemos casos de covid entre nós, mas felizmente nada grave”, contou ela, que procurou o ponto localizado na Casa de Plácido, em Nazaré.
Até às 18h40 desta segunda-feira, 7,7 mil idosos haviam comparecido aos pontos de vacinação para tomar a dose de reforço. Um deles foi o marido de Ely, o aposentado Marco Aurélio Proença, 83 anos, para quem a vacina é uma garantia de segurança a mais contra o coronavírus. “Vim tomar a terceira dose de reforço porque a prevenção é importante. E estando nós dois imunizados, ficamos mais tranquilos”, disse ele, ao lado da esposa e da filha, Mônica Proença.
Para o aposentado Moacir Modesto, 81 anos, receber a dose de reforço é rechear a vida com esperança, especialmente depois dos dias difíceis que ele passou quando contraiu a Covid-19. “Peguei essa doença e sofri muito. Hoje é meu dia de esperança e de acreditar em mais dias pela frente. Que todo os brasileiros possam sentir a felicidade que estou sentindo agora. A sensação é a melhor possível”, resumiu.
Mutirão – A Prefeitura de Belém iniciou, nesta semana, uma grande chamada, de diversas faixas etárias, na campanha de vacinação. Segundo o calendário divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), desta segunda-feira, 27, até sexta-feira, 1° de outubro, será aplicada exclusivamente a dose de reforço em idosos. No sabado, 2, será retomada a vacinação de adolescentes nascidos nos anos de 2005 e 2006.
Na semana seguinte, será retomada a aplicação da segunda dose. No dia 4 de outubro, devem comparecer aos pontos de vacinação, para completar o ciclo com a vacina da Astrazeneca, as pessoas nascidas entre os anos de 1990 a 2000.
No dia 5 de outubro, quem nasceu no ano de 1975 deverá tomar a segunda dose da Pfizer, que volta a ser aplicada no dia 6, dessa vez para pessoas nascidas entre os anos de 1976 e 1980.
No dia 7, continua a segunda dose, dessa vez da Coronovac, para pessoas que receberam a primeira dose nos dias 14 ou 22 de setembro de 2021 e aquelas que estejam com a segunda dose atrasada.
Adolescentes – Nos dias 8 e 9 de outubro, a Sesma avança na vacinação de adolescentes, ampliando as faixas etárias e chegando a quem tem 12 anos de idade. Receberão a primeira dose, no dia 8, os nascidos em 2007 e 2008 e, no dia, 9, quem nasceu no ano de 2009.
Para se vacinar, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência de Belém. As pessoas que vão receber a segunda dose ou a dose de reforço devem levar, também, o cartão de vacinação. Os menores de idade devem ser acompanhados pelo responsável, que deverá apresentar CPF para registro. O atendimento é das 9h às 17h, em qualquer um dos 24 pontos de vacinação espalhados pela capital.
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.