Educação

A escolha de qual carreira seguir é um dos maiores desafios pelo qual as pessoas passam quando ainda são jovens, geralmente na adolescência. O trabalho ocupa uma grande parte da nossa vida, então é preciso fazer uma boa escolha. Porém, muitos jovens ainda ficam na dúvida entre várias profissões e não fazem ideia de como fazer a decisão correta.
Pensando nisso, o Colégio Physics fará uma feira vocacional, para auxiliar não só os alunos do colégio, como também de outras instituições. Antes da pandemia, a feira era feita em uma única unidade, mas este ano, para evitar aglomerações, o evento será separado entre as matrizes. Nas unidades da Almirante Barroso e da Umarizal, a feira será nesta sexta (1), das 14h às 18h; na Conselheiro Furtado, neste sábado, das 8h às 12h; e na Augusto Montenegro e Três Corações, dia 8, das 14h às 18h.
Instituições públicas e privadas de ensino participarão do evento, montando estandes e salas de divulgação de cursos. Os alunos poderão conversar e tirar dúvidas com os universitários e professores. “O objetivo da feira é ajudar o aluno na escolha da profissão, porque na maioria das vezes o aluno tem alguma profissão em mente, mas ele não tem o contato prático e uma conversa com um profissional da área. Ao trazer os cursos para dentro do colégio, nós esperamos que o aluno tire essa dúvida de qual curso vai escolher”, afirmou Adriano Oliveira, diretor geral de marca do Colégio Physics.
Adriano explica que eventos como esse fazem com que os estudantes entendam as particularidades de cada curso e escolham aquele com o qual eles mais se identificam. “Isso evita que a gente tenha aqueles profissionais que ficam frustrados por causa da profissão, então isso é muito importante para o futuro dos alunos”, destacou. A expectativa, segundo o diretor, é conseguir alcançar todos os alunos do ensino médio do colégio, principalmente os do último ano, e fazer com que esses alunos levem alunos de outras escolas.
Para Karina Coelho, psicóloga do Colégio Physics, a escolha profissional é o primeiro movimento do adolescente para solicitar socialmente o seu lugar. “A sua profissão reconhecerá sua função social. Logo, de fato é um movimento muito importante e que deve ser acolhido e orientado pela família e pela escola, mas nunca esquecendo as características do aluno e seus desejos de iniciar sua autonomia”, ressaltou.
De acordo com Karina, a aprovação em um processo seletivo de graduação é resultado de todo o aprendizado daquele aluno que treina corretamente suas habilidades de compreensão, formalização, execução de atividades e treino de atenção, com ajuda dos professores. “As equipes pedagógicas e de psicologia do Physics buscam ao longo do ano organizar a rotina pedagógica, importantíssima para a segurança e confiança do estudante no momento do processo seletivo. A saúde emocional e a confiança no aprendizado vêm do equilíbrio entre o descanso, estudo, alimentação e lazer. O processo para nosso aluno será o mais organizado pedagogicamente e emocionalmente, já que ao longo do ano realizamos simulados, olimpíadas e provas que treinam todo o processo dos eventos seletivos para instituições de graduação e escolas militares, não somente no nosso Estado, mas no Brasil”, concluiu Karina