SAÚDE DA MULHER







Foto: Edielson Shinohara
Com uma programação que tem como focos a prevenção e o autocuidado contínuo, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) fez, na tarde da última segunda-feira, 4, na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Providência, a abertura oficial da programação do Outubro Rosa da capital. Com palestras, rodas de conversa e oferta de exames e serviços, o evento foi o primeiro de uma série de ações voltadas à saúde da mulher neste mês.
A sensibilização sobre a importância de se cuidar continua sendo um dos principais objetivos da campanha, que ocorre anualmente em todo o mundo. Em Belém, o objetivo é fornecer informações de forma clara e objetiva à população sobre o câncer de mama, estimular as mulheres a procurarem pelos serviços de rastreamento na rede de atenção primária e também aumentar a oferta de mamografias e consultas para atender a população.
"Em função da baixa procura pelo exame da mamografia, ainda precisamos alcançar o total adequado de ofertas desse exame na faixa etária considerada prioritária, que vai dos 50 a 69 anos”, disse a coordenadora da Referência Técnica em Saúde da Mulher da Sesma, Aline Gobbo. Uma assistência, ela lembra, disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).
Prevenção – Enfermeira da UBS Providência, Juliana Benjamin lembrou que o Outubro Rosa engloba também a importância da mulher fazer o Preventivo de Câncer do Colo do Útero (PCCU), que é indicado para mulheres cis e homens transgêneros, isto é, para pessoas que têm útero. “A gestante também pode fazer o preventivo, e o pré-natal oportuniza isso. É um exame indolor”, indicou.
Foi o que fez a estudante Cristina Lopes, 23 anos, que participou da abertura da programação e para quem o Outubro Rosa é a oportunidade de gerar mais consciência entre meninas e mulheres, para prevenir doenças que ainda matam, como o câncer de mama. “As mulheres sexualmente ativas devem se cuidar, afinal, o SUS oferece essa assistência de graça. Precisamos ter esse cuidado para prevenir tanto o câncer de colo de útero quanto o de mama”, afirmou.
Grávida de 18 semanas, foi numa consulta do pré-natal que Cristina descobriu que podia fazer o exame Preventivo de Câncer do Colo do Útero (PCCU). “A médica que me acompanha disse que podemos fazer o exame até o sétimo mês de gestação. Vim hoje à UBS também para fazer isso, e digo às mulheres que estão grávidas que façam o mesmo. É importante se manter sempre bem informada sobre os exames, pois são essenciais tanto para a saúde da mulher quanto do bebê”, defendeu.
Saúde integral – “Na abertura da programação trabalhamos mais intensamente sobre o exame preventivo e fazendo um rastreamento para mamografias, para captar mais precocemente qualquer situação de câncer de mama. O preventivo deve ser feito por mulheres de 25 a 64 anos e o do câncer de mama, entre 50 a 69 anos. É importante fazer os exames e mais ainda buscar os resultados e levá-los para a assistência médica, para averiguar qualquer alteração e buscar ajuda o mais precocemente possível”, orientou a enfermeira.
Neste Outubro Rosa, a Sesma também levanta a bandeira das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no SUS. Auriculoterapia, reike e acupuntura agora também são aliadas da saúde da mulher. Na abertura da programação na UBS Providência, as mulheres também puderam fazer a solicitação de mamografia e testes rápidos de HIV, hepatites B e C sífilis.
A programação alusiva ao Outubro Rosa segue até o dia 31 de outubro, nas unidades de saúde da rede com uma série de atividades.
== Acompanhe a programação:
>> 06 e 07/10 - De 08h às 12h - Ação de Cidadania em Icoaraci na Estação Cultural da Secult/ Praça Matriz - Palestras sobre PCCU e Mamografia, na UMS de Icoaraci.
>> 16/10 - Ações relacionadas à saúde da mulher nas Unidades de saúde e trailer assistencial, na praça da Bandeira.
>> 23/10 - Ações relacionadas à saúde da mulher nas unidades de saúde.
>> 30/10 - Dia D - Coleta de PCCU, solicitação de mamografias e consultas de enfermagem, nos Distritos do Benguí (Daben), Mosqueiro (Damos), Outeiro (Daout), Entroncamento (Daent), Icoaraci (Daico) e Sacramenta, (Dasac).
== Semana da Mulher - 25 a 29/10
Programação:
>>25/10 - Hospital Dom Vicente Zico - Palestras sobre câncer de mama e útero, encaminhamento para mamografia e consulta médica.
Participação: Rafael e Juliana Benjamin
>> 26/10 - Hospital e Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti. - Programação da unidade, exposição de fotografias das servidoras, (Faces) e PICS.
>> 27/10 - Samu: Palestras sobre o câncer de útero e mama, coleta do PCCU, encaminhamento para mamografia e PICS.
>> 29/10 - Hospital Geral de Mosqueiro - Palestra sobre IST´s e oferta de testagem e aconselhamento e PICS.
Participação: Edgar e Rafael
>> Encerramento Trailer - Praça da Bandeira.
>> 30/10 - URE Mulher - Encerramento na URE Mulher, Parceria Combel. Realização de PCCU e encaminhamento para mamografia, com exposição de fotos coletadas durante toda a campanha do mês.