Ação Solidária

A polícia Civil tem o papel importante na atuação da garantia da segurança pública, ela atua na prevenção, repressão e investigação de diversos crimes. Há 213 anos, a força policial civil vem desempenhando o trabalho investigativo no Pará. Mas, engana-se quem pensa que a Polícia Civil opera somente na garantia da segurança pública, além de resguardar a integridade física da população de bem, esses profissionais também agem através do trabalho humanitário, atuação que vai além do servir e proteger.
Em Parauapebas, por exemplo, a equipe que compõem a 20ª Seccional de Polícia Civil realiza há três anos o trabalho social e voluntário junto às famílias carentes do município através do Projeto “Ação Solidária" que arrecada brinquedos, garantindo mais alegria às comunidades residentes em bairros periféricos de Parauapebas.
Como em todos os anos, a ação acontece no dia 12 de outubro, data que se comemora o dia da criança. Idealizado por uma equipe formada por investigadores, escrivães e delegados, a iniciativa tem por objetivo atender crianças de baixa renda, principalmente as que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Além do engajamento e mobilização dos servidores da polícia civil, a ação contou com o apoio da população em geral que abraçou a iniciativa e garante a cada ano um dia da criança especial a centenas de meninos e meninas. Dois bairros foram selecionados para a distribuição, Vila Nova e Ipiranga.
A Ação Solidária ocorreu no último dia 12 de outubro, e os policiais se empenharam bastante para que mais uma edição fosse um sucesso. E com certeza, quem foi agraciada com os brinquedos se sentiu especial e pode comemorar a data de forma diferente.
O trabalho humanitário e social da Polícia Civil de Parauapebas é uma forma de aproximar a polícia da sociedade, criando um laço de confiança entre os agentes públicos e a comunidade.