AUTOCUIDADO






Foto: Edielson Shinohara
“Não sabia o que era câncer de mama. Agora, graças a essa ação da prefeitura, aprendi o que é e, mais importante, como posso me prevenir e me cuidar”. O depoimento da liderança warao Gardenia Quiroz, 31, resume a importância da ação do Outubro Rosa promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), voltada às mulheres indígenas, que ocorre na quinta,20, e quarta-feira, 21, em duas comunidades localizadas em Belém.
Para Jainet Urrieta, moradora da comunidade Prosperidade, que fica em Outeiro, essa é mais uma conquista do grupo, que se instalou há cerca de dois anos no distrito. Ela foi uma das quatro indígenas que apresentaram para as mulheres warao, nesta quarta-feira, 20, palestra sobre o autocuidado e como prevenir os cânceres de mama e útero, foco da campanha este mês. Foi a primeira vez que a comunidade recebeu esse tipo de ação.
“É inédito também porque a palestra foi ministrada em três idiomas, isto é, os agentes de saúde falaram em português e as moradoras da comunidade traduziam tudo para o dialeto warao e para o espanhol, que são as línguas que eles falam. Para a maioria das mulheres da comunidade, essas informações são novas. Para nós, é fundamental acender esse alerta da prevenção e do autocuidado”, disse a coordenadora da referência técnica em Saúde da Mulher da Sesma, Aline Gobbo.
O médico da família e comunidade Emílio Rocha, que trabalha junto aos warao em Outeiro, destacou os desafios de se prestar uma educação em saúde para um povo que carrega outros costumes e não tem o Português como língua nativa.
“Por isso essa ação de hoje é tão importante. Podemos sensibilizar as mulheres – e os homens também – sobre o fator prevenção, que é tão importante para a saúde. É uma construção diária na luta deles para se estabelecer aqui”, frisou.
Após a palestra sobre prevenção e autocuidado, a Sesma inaugurou o trailer volante de Saúde da Mulher, que vai dar suporte às ações itinerantes levando consultas e exames médicos às mulheres de diversos bairros e comunidades.
Em Outeiro, as indígenas warao puderam fazer a coleta para o Preventivo do Câncer do Colo Uterino (PCCU) e receber o encaminhamento para a mamografia, feita na Unidade Municipal de Saúde (UMS) do distrito.
Atualmente, cerca de 450 warao moram na capital paraense, dos quais 165 no espaço de acolhimento da Prefeitura de Belém, no Tapanã. O município desenvolve um trabalho integrado envolvendo as secretarias de Educação (Semec), Extraordinária de Cidadania e Direitos Humanos (SecDH) e de Saúde (Sesma) na oferta de políticas públicas voltadas a essa população.
A programação do Outubro Rosa da Prefeitura de Belém segue até o fim do mês. Confira:
30/10 - Dia D – Coleta de PCCU, solicitação de mamografias e consultas de enfermagem, nos Distritos do Benguí (Daben), Mosqueiro (Damos), Outeiro (Daout), Entroncamento (Daent), Icoaraci (Daico) e Sacramenta, (Dasac).
Semana da Mulher - 25 a 29/10
Programação:
25/10 - Hospital Dom Vicente Zico - Palestras sobre câncer de mama e útero, encaminhamento para mamografia e consulta médica.
Participação: Rafael e Juliana Benjamin
26/10 - Hospital e Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti. Programação da unidade, exposição de fotografias das servidoras, (Faces) e PICS.
27/10 - Samu: Palestras sobre o câncer de útero e mama, coleta do PCCU, encaminhamento para mamografia e PICS.
29/10 – Hospital Geral de Mosqueiro - Palestra sobre ISTs e oferta de testagem e aconselhamento e PICS.
Encerramento trailer - Praça da Bandeira.
30/10 - URE Mulher - Encerramento na URE Mulher, Parceria Combel. Realização de PCCU e encaminhamento para mamografia, com exposição de fotos coletadas durante toda a campanha do mês.