OUTUBRO ROSA

Exposição no PSM Mário Pinotti sensibiliza para a importância do autocuidado

É preciso pousar com sensibilidade o olhar sobre a mulher que trabalha em um dos hospitais mais movimentados da capital, o Pronto-Socorro Municipal (PSM) Mario Pinotti. Foi o que fizeram as fotógrafas que apresentaram, nesta terça-feira, 26, a exposição Faces, um compilado de imagens e texto sobre dez funcionárias da unidade voltado à importância do autocuidado para prevenir doenças como o câncer de mama, tema da campanha Outubro Rosa promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

Abrir o coração - Para elas, que são de setores distintos – como rouparia, limpeza e administrativo –, foi a oportunidade de contribuir com uma importante causa e abrir o coração, como fez a técnica de enfermagem Maria Antônia Aroucha, 66 anos, que teve câncer de mama, mas venceu a doença. “Essa exposição é um incentivo para que outras mulheres despertem para a importância de se cuidar. Eu faço meus exames todo ano. Foi num desses, em dezembro de 2019, que fui diagnosticada com o tumor”, contou.

Maria Antônia encarou um tratamento agressivo – que incluiu cirurgia e sessões de rádio e quimioterapia – no auge da pandemia de covid-19. Foram meses de muita tensão e medo de partir e deixar órfã a neta de 5 anos, que ela cria. “Tive crises de ansiedade. Precisei fazer acompanhamento psicológico e psiquiátrico para poder passar por tudo que passei. Hoje me sinto bem. Tenho que tomar ainda medicação e fazer os exames regularmente. Quero que minha história inspire outras mulheres a se cuidarem”, afirmou.

A assistente social e idealizadora do projeto, Vanessa Pimentel, que faz parte do Comitê de Humanização do PSM Mário Pinotti, explica que a exposição Faces nasceu da necessidade de unir a valorização do trabalho das mulheres – que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), representam 70% da mão de obra entre os profissionais da área – e a importância do autocuidado para prevenir e tratar doenças.

“Escolhemos dez mulheres do hospital para mostrar as duas faces de cada uma delas: a profissional em um final de plantão, marcada pelo cansaço, com olheiras e suor no rosto, e a mulher além dos muros do PSM, que é bela e cheia de luz”, destaca Vanessa. “Elas contaram para nós suas histórias, marcantes, para que outras pudessem se reconhecer e perceber que, mesmo diante da luta que é estar na linha de frente em um hospital como esse, é possível cuidar de si”, complementa.

Olhar sobre si mesma - Para a assistente social Ana Carolina Mata, uma das fotógrafas que fazem parte da exposição (ao lado de Vanessa Pimentel e Brenda Macedo), foi exatamente o que aconteceu: o olhar sobre si mesma a partir do relato da colega de trabalho que, em alguns casos, ela não conhecia. “Muitas de nós, ao vermos a história das profissionais, acabamos nos reconhecendo. São histórias que se cruzam”, assinalou, revelando que essa é a primeira exposição da qual ela participa.

Foi justamente esse momento de enxergar a si e, nesse processo, ver a outra que mais encantou a auxiliar administrativa Lúcia Chermont, 60 anos. “Estou surpresa. Não esperava que fosse tudo isso. Quando me convidaram, achei que eram só uma entrevista e uma foto. Quando digo minha idade, algumas pessoas não acreditam. Agora todos estão vendo”, comentou. “Mostramos nosso outro lado para sensibilizar as mulheres de que é fundamental se cuidar. Muitas ainda negligenciam isso”, observou.

A exposição Faces foi aberta no PSM Mário Pinotti, mas a mostra é itinerante - “A ideia é que mais pessoas possam conhecer as histórias dessas mulheres. Queremos levar essas fotografias e narrativas para outros espaços, no intuito de fazer com que elas sejam reconhecidas e, no processo, ajudem a sensibilizar quem ainda não cuida de si com amor”. O olhar sensível que precisa ser direcionado para quem cuida da saúde até na imagem.


Tags

Outubro Rosa Saúde sesma