Investimento social
Fazer com que o apoio financeiro a organizações da sociedade civil seja percebido não como uma doação, mas como um verdadeiro investimento: este é o princípio da IMPACTO, empresa social que oferece uma plataforma tecnológica para conectar doadores em potencial a instituições que necessitam de suporte para se estruturar e crescer. Com o lançamento de uma nova campanha online, focada em seis iniciativas de educação espalhadas pelo país, a IMPACTO está implementando um sistema de inteligência de dados a partir das motivações e do comportamento de quem investe em projetos humanitários, para simpli?car os processos de contribuição e proporcionar segurança, transparência e rastreabilidade dos impactos gerados.
Para aplicar tecnologia a serviço do investimento social, a IMPACTO faz a curadoria de organizações com estruturas já consolidadas, levanta as suas necessidades e estrutura campanhas de doação. A partir das contribuições, a empresa realiza pesquisas com os usuários, como o que os estimula a doar e quais são as causas que mais têm a ver com o seu perfil. Além disso, o investidor pode acompanhar como o dinheiro está sendo utilizado, já que todas as instituições beneficiadas têm o compromisso de prestar contas sobre o uso dos recursos para que possam receber novos repasses. Todas estas informações estão sendo estudadas para que uma única plataforma traga soluções simplificadas para envolvimento do investidor com as mais diversas causas humanitárias.
A fundadora e CEO da IMPACTO, Camila Soares, explica que a empresa pretende fazer bom uso dos dados obtidos para enfatizar o papel dos investidores sociais no Brasil:
– Na cultura da doação, os benefícios são vistos de forma unilateral: a pessoa doa o dinheiro, mas é como se os efeitos ficassem restritos à organização que o recebeu, sem beneficiar a vida de quem contribuiu. Ao falarmos de investimento social, colocamos o indivíduo como agente de transformação, que entende que, ao apoiar um projeto, gera valor para toda a cadeia produtiva e está investindo em um futuro melhor para a sociedade. A tecnologia e a inteligência de dados nos permitem criar uma rede de colaboração e confiança, que coloca cada vez mais pessoas no papel de investidor a partir da percepção de que é rápido, fácil e vantajoso gerar impacto positivo em qualquer lugar, sem dúvida ou necessidade de estar na linha de frente.
A nova campanha de educação da IMPACTO contempla as seguintes organizações: Prisma - Sociedade de Preservação Social, Cultural e Educacional (Barcarena - PA); Associação Menino Feliz (Paragominas - PA); Plataforma Impact (Rio de Janeiro - RJ); Associação Educacional Francisca Nubiana (São João de Meriti - RJ); ONG Ação Vida (Guarulhos - SP); e Parceiros Voluntários - Projeto Tribos (Porto Alegre - RS). O trabalho foi desenvolvido por meio de estudos que mostraram que, para manter um aluno em sala de aula, há um custo médio de R$ 300 por mês, que inclui materiais escolares, uniformes, alimentação, pagamento de professores e infraestrutura.
Fundada em 2016, a IMPACTO já arrecadou mais de R$ 500 mil para benficiar diversos projetos. Entre as principais ações da empresa até o momento, está a Campanha AÇÃO IMPACTO Covid-19, que angariou mais de R$ 117 mil e 19 mil cestas básicas para alimentar e ajudar 93 mil pessoas, de 35 localidades, durante a pandemia. No momento, a IMPACTO tem também uma campanha de artes marciais em andamento, para apoiar cinco organizações ao redor do país que acolhem centenas de crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade, com projetos de envolvimento com o esporte.
CAMPANHA DE EDUCAÇÃO INCLUI DOIS PROJETOS NO PARÁ
Localizado no Bairro Jardim Atlântico, em Paragominas (PA), o Projeto Menino Feliz promove o desenvolvimento e o protagonismo de crianças e adolescentes que estão em situação de risco social, por intermédio da ordem unida, do esporte, do apoio social e do lazer. Atualmente, cerca de 300 alunos matriculados recebem reforço escolar e têm aulas de artes plásticas, educação religiosa, iniciação musical, informática, técnicas agrícolas e de múltiplas modalidades esportivas, entre outras áreas. Fundada em 1997 pelo Tenente Coronel Silvano Costa Rodrigues, a associação visa contribuir para a formação de futuros cidadãos, bem como solidarizar a sociedade civil de Paragominas com o trabalho preventivo da Polícia Militar junto aos jovens do município.
Durante a pandemia da Covid-19, a instituição ficou fechada por mais de treze meses por conta do isolamento social, e perdeu cerca de 70% do apoio de doadores e da comunidade. No início de setembro, as atividades foram retomadas, considerando, principalmente, a situação de vulnerabilidade em que a maioria dos alunos se encontrava.
A secretária geral do Projeto Menino Feliz, Gabriela Soares, destaca a importância da nova campanha de educação da IMPACTO para assegurar a continuidade das práticas educacionais e recreativas:
– Nosso projeto é totalmente dependente do investimento social. Sem este recurso, nossa equipe não consegue oferecer o suporte necessário para os alunos. Devido à pandemia, os investimentos diminuíram drasticamente, tanto que, atualmente, não somos mais capazes de fornecer um reforço escolar com qualidade. A campanha da IMPACTO ajuda a amparar o projeto, a conceder o suporte educacional essencial a todos os nossos alunos e a retirá-los de uma situação de risco social, dando-lhes oportunidades e dignidade.
Outro projeto de educação do estado do Pará contemplado na nova campanha da IMPACTO é a Prisma - Sociedade de Preservação Social, Cultural e Educacional. Trata-se de uma associação filantrópica que desenvolve, desde 1997, projetos socioeducacionais direcionados a crianças e jovens da Vila dos Cabanos, em Barcarena.
Recentemente, por conta da pandemia, a organização matriculou somente 80 crianças, da 3ª à 6ª série do Ensino Fundamental, no Projeto ASA - Além da Sala de Aula, que visa trabalhar com a inclusão digital e oferecer suporte educacional à comunidade. Devido à carência de itens essenciais tecnológicos para atender a todas as crianças, somente 20 alunos estão tendo acesso ao laboratório educacional digital, onde recebem suporte no aprendizado e na alfabetização.
A presidente da Prisma, Irene da Silva Gomes, destaca a relevância do projeto ASA para minimizar a evasão escolar das crianças, que não tiveram acesso às aulas remotas na pandemia:
– Nosso projeto de inclusão digital está com uma demanda de interesse enorme pelos pais de alunos, que querem que seus filhos aprendam a ler e escrever. No nosso município, foi declarado que 16.668 crianças e adolescentes não são alfabetizados. Precisamos reverter esta situação e garantir educação, inclusão e dignidade para esses jovens. Hoje, a IMPACTO está sendo essencial, pois nunca imaginamos montar um laboratório digital e, graças à campanha, vamos conseguir ferramentas tecnológicas para que possamos alfabetizar os alunos e gerar impacto social na nossa comunidade.
Os usuários podem checar mais detalhes da campanha de educação e fazer doações pelo site www.goimpacto.com/educacao.