ESPORTE E LAZER

A partir desta sexta-feira, 19, até o próximo domingo, 21, as praias do Farol e Marahú, em Mosqueiro, serão palco do Campeonato Brasileiro de Surfe em Água Doce.
Na disputa pelo título estão Nayson Costa, sexto colocado do ranking nacional, Rafael Correia, Gustavo Roberto, Bruno Soares, Thiago Costa, Nadson Costa e o eterno ídolo do surf paraense, Sandro Buguelo.
O campeonato é homologado pela Confederação Brasileira de Surf e já é considerado um dos mais importantes da região Norte por mobilizar os principais surfistas do Pará e estados vizinhos. O evento tem patrocínio da Prefeitura de Belém e do Governo do Estado.
Várias competições
O congresso técnico do evento abriu nesta quinta-feira, 18, e as competições se iniciam nesta sexta-feira, 19, a partir das 8h, na praia do Marahú, onde a força dos ventos proporciona ondas ideais para os surfistas.
Segundo o presidente da Federação Paraense de Surf em Água Doce, Noélio Sobrinho, o evento em Mosqueiro pode ser visto por vários aspectos, como o de valorização de um lugar único, onde se formam ondas de rio. “Isso acaba ajudando os surfistas locais, que são os principais favoritos pela experiência nesse tipo de condição”, destaca.
“Nos últimos anos o surf paraense e brasileiro tem crescido, sobretudo, com a meldalha olímpica do Italo Ferreira e com eventos que favorecem o surgimento de uma nova geração de atletas com muita sede de evolução”, completa o dirigente.
O Campeonato também reúne atletas visitantes. Na lista de competição estão os atletas Amauri Oliveira, do Maranhão; Luciano Cavalcante, do Ceará; Isaías Silva, do Ceará; e Júnior Rocha, do Rio Grande do Norte. “Esperamos fazer uma grande festa e uma grande competição”, disse Noélio Sobrinho.
Júri – O Campeonato Brasileiro de Surf em Águas Doces tem corpo técnico formado por renomados árbitros de quatro diferentes estados: Ceará, Maranhão, Pernambuco e do Pará.
A disputa ocorrerá nas categorias Open, Master e Expression Session. A organização do evento ainda vai promover uma campanha de limpeza de praia e conscientização do público sobre a importância de manter o meio ambiente limpo. Para os iniciantes, a organização vai oferecer uma clínica de surf gratuita.