Cooperativismo

Unimed Belém inicia plano de intercooperação estadual

Inciativa do plano de saúde é transformar pequenas empresas em fornecedoras de insumos e serviços.

A Unimed Belém iniciou as tratativas para dar início ao projeto de intercooperação para a aquisição de produtos que são utilizados em todas as Unidades da operadora de saúde. O objetivo é transformar a cooperativa médica em uma compradora ativa de insumos e serviços de outras cooperativas menores no estado e assim ajudar no crescimento e fortalecimento das mesmas. 

A ideia da ação foi do presidente do Conselho de Administração da Unimed Belém, o Dr. Wilson Niwa, que pensou em parcerias para fomentar o princípio cooperativista e a segurança financeira dos negócios. O trabalho ocorre em conjunto com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), que ajudará a selecionar e fortalecer as empresas menores que possuem potencial de suprir as demandas da Unimed. 

De acordo com Eduardo Abrahão, coordenador de responsabilidade social da Unimed Belém, no primeiro momento a expectativa é mapear cooperativas do ramo de hortifrúti, já que o plano de saúde possui uma demanda alta por estes produtos, pois a operadora possui nove unidades de atendimento, entre elas o Unimed Prime, o hospital mais moderno do estado. 

"Nós somos a maior cooperativa da região Norte, então, por princípio, temos o dever de ajudar as empresas menores através da intercooperação. Isso fortalece o setor e, também, a economia local. Inicialmente, queremos atender a demanda de hortifrúti, pois nossos hospitais possuem um consumo considerável de frutas, legumes e verduras e, posteriormente, buscaremos aumentar essa área de atuação", destaca Eduardo. 

Atualmente, o processo está na captação de informações sobre o volume de fornecimento de cada empresa e na normalização de documentos, que ocorre com a intermediação da OCB. Segundo Nazaré Fernandes, gestora de suprimentos da Central de Abastecimento da Unimed (CAU), após a conclusão desta fase, as cooperativas estarão aptas para participarem das cotações. 

"A Cau tem um processo padronizado de cotação que já foi passado para a OCB e agora eles estão ajudando as empresas a se enquadrarem em nosso formato para que elas possam fazer a inscrição, participar da cotação e quem sabe se tornarem nossas fornecedoras. É um trabalho que queremos incentivar e encorajar todas as cooperativas", pontua Nazaré. 

O presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, comenta que a iniciativa é fundamental para o fortalecimento do cooperativismo no estado e que a OCB está disposta a ajudar no que for necessário para a manutenção desta parceria.

Ernandes Raiol, presidente do Sistema OCB-PA

"Parabenizamos a Unimed Belém pela excelente e pioneira ação que, por certo, será replicada não somente em outros municípios paraenses, mas em todo o Brasil. É um modelo de intercooperação novo que surge que, sem dúvida, dará muito certo", conclui o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.


Tags

cooperativismo Sistema OCB/PA Unimed