PANDEMIA

A Prefeitura Municipal de Bragança, nordeste paraense, anunciou, na tarde desta segunda-feira, 29, o cancelamento das festas oficiais de réveillon e carnaval 2022 na cidade. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito Raimundo Nonato (PSDB) informou que a decisão foi tomada como medida de prevenção diante do atual cenário da pandemia, principalmente devido aos aumentos de casos registrado no país e a confirmação da nova cepa africana, denominada de “ômicron”.
Esse é o segundo ano consecutivo que os eventos não acontecem devido à pandemia da covid-19. O município é um dos principais destinos de turistas e moradores da região nesses dois períodos de festa. Em dezembro, além da programação do réveillon, a cidade costuma receber milhares de visitantes para a tradicional Festividade de São Benedito.
Apesar do controle da doença no município e do avançado número de pessoas vacinadas, a decisão levou em conta os dados divulgados pelos órgãos competentes em saúde no Brasil e no mundo. Segundo a nota encaminhada pela assessoria de comunicação da Prefeitura, o momento é de garantir a segurança da população e evitar qualquer risco de saúde pública.
“Essa decisão foi baseada em dados técnicos de nível nacional e mundial, sabemos que se tratando de uma pandemia, o correto é prevenir e garantir a segurança de todos”, destacou o Secretário Municipal de Saúde, Mário Júnior.
A prefeitura de Bragança ressalta ainda que toda a segurança e medidas de prevenção contra a covid-19 serão consideradas, e que a divulgação do decreto oficial com a decisão, será publicada em breve.
Casos no município
De acordo com o último boletim da covid-19 divulgado pela Secretaria de Saúde de Bragança, nenhum caso da doença foi registrado atualmente no município. A cidade registrou até agora um total de 4.969 casos positivos da doença. Desses, 4.748 foram recuperados e 206 evoluíram a óbito.