Conexão Saúde
Com o aumento dos casos de gripe na capital paraense, a Unimed Belém realizará nesta terça-feira, 21, a primeira edição da live "Conexão Saúde", que terá como tema o vírus H3N2, que circula na cidade e fez o número de atendimentos de pessoas com sintomas gripais crescer cerca de 40%, nas últimas três semanas, nas unidades de pronto-atendimento da cooperativa médica. O bate-papo será com a Dra. Vânia Brilhante, infectologista e professora universitária, às 17h, no perfil @unimed_belem, no Instagram.
De acordo com a médica, é comum Belém enfrentar casos de viroses respiratórias nos primeiros meses do ano por conta da chegada do período chuvoso. No entanto, desta vez, os números começaram a aumentar antes, já no início de dezembro. Ela acredita que isso ocorre por conta de aglomerações mais frequentes logo após um período intenso de restrições, o que facilita a proliferação do vírus.
"Nos meses do verão amazônico, período caracterizado por muita chuva, a mudança climática facilita o aparecimento das doenças respiratórias. Além disso, agora temos a junção das aglomerações, que antes estavam mais controladas por conta da Covid-19", destaca.
O vírus que circula, atualmente, na capital paraense, é o do Influenza H3N2, também conhecido como variante Darwin. A Dra. Vânia explica que a imunização contra a gripe em Belém alcançou a meta estadual, mas, mesmo assim, os casos continuam surgindo porque a cepa da variante não está na composição das vacinas aplicadas em 2021.
"A vacinação contra a gripe previne para diversos tipos de influenza, inclusive a H3N2. Porém, a variante Darwin não está inclusa. Muito provavelmente, na campanha de 2022, ela já estará. Apesar disso, é necessário que a população se vacine o quanto antes porque é possível garantir uma quantidade de proteção pela imunização cruzada", detalha.
A Dra. Vânia diz, também, que é importante frisar as diferenças entre os sintomas da gripe e da covid-19, que podem se confundir. De acordo com ela, mesmo com algumas características parecidas, é possível diferenciá-los.
"Os sintomas da gripe incluem constipação nasal, coriza, sensação de peso na cabeça, e, na maioria dos casos, são apenas leves. Já a pessoa infectada com covid-19 pode ter todos esses sintomas, mas, também, surge, por exemplo, a perda do olfato e paladar, falta de ar e palpitação, que dificilmente são sintomas de uma gripe comum", conclui.
Os beneficiários da Unimed Belém que apresentarem sintomas leves de gripe podem realizar consultas pela plataforma do Saúde Digital, onde há médicos de plantão para atendê-los. O teleatendimento é 100% digital por este link. Além da consulta, o paciente tem acesso à solicitação de exames, receitas e atestados. Já aqueles que tiverem sintomas graves, a indicação é procurar uma das unidades de pronto atendimento da cooperativa médica na capital paraense.
Live Conexão Saúde:
Quando: 21 de dezembro
Hora: 17h
Gratuitamente no perfil @unimed_belem, no Instagram