Tecnologia
Neste último ano, a TIM consolidou importantes movimentos em diversos segmentos do mercado. A expectativa para 2022 é o fortalecimento da companhia como a maior rede 4G do País e como a pioneira na inovação com o 5G. Com quase 22 milhões de habitantes e cerca de 3 milhões de clientes TIM, a região Norte é estratégica para a operadora, por isso a empresa investiu em infraestrutura de rede em 2021 e contemplou 86 municípios com a rede de quarta geração, estando presente em 330 municípios com a tecnologia 4G.
Com o leilão do 5G, a empresa prepara um novo momento para 2022, que inclui novas tecnologias para se preparar para o início da quinta geração, a entrada em novos municípios, onde ainda não há rede de telefonia 4G. Essa movimentação beneficia grande parcela da população e integra a parte social do plano ESG (da sigla em inglês para ambiental, social e governança) da empresa para garantir a inclusão de mais brasileiros.
Na área de redes, entre as iniciativas ESG mais recentes, o Sky Coverage é uma das mais inovadoras. O projeto é uma iniciativa da Rede para levar a conectividade da Telefonia celular a localidades remotas, promovendo alcançar as metas de ESG, ou seja, de chegar a 100% de cobertura 4G nos municípios brasileiros até 2023 e a inclusão digital da sociedade, de forma sustentável e com menor impacto ambiental.
No Norte, a TIM já está presente em nove Localidades do interior através dos TAC e Obrigações. Com projeto o Sky Coverage, lançado em 2021, foi possível expandir ainda mais a rede 4G e a presença da TIM em mais 172 novas Localidades, que são distritos, vilas, aldeias e povoados rurais.
A solução Sky Coverage, que possui base sustentável, pode ser instalada em pontos completamente isolados, até onde a energia elétrica não está disponível, através da solução off-grid. No Norte sete localidades hoje já contam com 192 painéis solares que recarregam as baterias do site e antenas para a transmissão do sinal. Esta inovação está alinhada a meta ambiental de reduzir as emissões indiretas de CO2 em 70% até 2025 e utilização de fontes renováveis. O plano é continuar expandindo o projeto em 2022, e a estimativa é chegar a 100% de cobertura 4G nos municípios no Estado Amapá e Roraima.
“Através do Sky conseguimos expandir o alcance da nossa rede 4G e garantir a inclusão em localidades e distritos que não contavam com nenhuma tecnologia ou que não possuíam a rede de quarta geração. Além disso, o projeto tem nos permitido expandir a nossa rede e com uma infraestrutura simplificada, de baixo impacto ambiental e de menor custo”, explica Sérgio Paul, gerente de Engenharia de Redes da TIM Norte.
Outra novidade no campo da inovação é a chegada do 5G. A TIM foi uma das principais vencedoras da frequência que permitirá a implantação do 5G de verdade no Brasil, chamado de standalone. A TIM arrematou importantes lotes nacionais e regionais, que garantem sua operação com a quinta geração de internet móvel em todo o país, somando uma oferta de preço total de cerca R$ 431 milhões.
“Esse é um importante momento para a TIM, onde começamos uma nova jornada que promete revolucionar a experiência dos usuários, permitindo um mundo cada vez mais digital”, avalia Sérgio.
Consolidação e expansão
Enquanto a pandemia de Covid-19 provocava o recuo de projetos em vários setores da economia, a TIM continuou a agir de forma estratégica, retomando os planos de expansão e capilaridade, e acelerando assim seu crescimento no Nordeste com investimentos em lojas e rede.
Em 2021, a operadora ativou 12 lojas no Norte, sendo três no Maranhão (que apesar de geograficamente ser uma região do Nordeste, para o setor de Telecom a região faz parte das estratégias da região Norte), cinco no Pará, quatro no Amazonas.
Vale destacar que em Manaus, a operadora antecipou a meta de inauguração de novas unidades em 2021 e se tornou a primeira empresa de telefonia a contar com pontos de atendimentos cobrindo todas as regiões do Amazonas. A ampliação já fazia parte do plano de expansão da empresa, que visava à cobertura total do estado até o final de 2022, e foi antecipada com a abertura de mais sete revendas somente neste semestre.
A iniciativa de abrir lojas em todas as cidades amazonenses também coloca a operadora em total cumprimento à Lei Estadual n. 5.377 de 06 de Janeiro de 2021, Desta forma, a TIM dobrou a previsão de abertura de novas lojas para 2021, passando das sete lojas para 14 novos pontos de venda. As novas revendas de 2021 já representam mais que todas as novas lojas abertas no ano de 2020 inteiro. A iniciativa contempla principalmente o interior e a região metropolitana de Manaus onde até então não havia revendas.
Além dessas lojas no Pará, a abertura das demais unidades nas regiões do Norte contou com uma mudança no layout dos espaços, que a partir de agora possuem mobiliários espaçosos, salas de espera mais amplas para circulação de cadeirantes, acessibilidade com piso tátil para cegos e atendimento em libras.
Para 2022, a previsão é de abertura de mais 18 revendas na região. A iniciativa ajuda também a movimentar as economias locais. Todos os novos pontos de venda irão gerar, no total, mais de 108 postos de trabalho. Em faturamento de recarga do pré-pago, a TIM Norte representa 7% de todo o valor da TIM Brasil.
“Mais uma vez a TIM saiu na frente e antecipou a meta de inauguração de novas lojas no Norte, garantindo assim maior presença e aproximação dos nossos clientes. E o plano de expansão de capilaridade continua em 2022, com a busca de novos parceiros para abertura de novas lojas em diversas regiões, já que o Norte é uma região importante e estratégica para TIM no Brasil”, destaca a diretora de vendas da TIM Centro-Oeste e Norte, Graciela Berlezi.
E como forma desse compromisso, a TIM já está com oportunidades e em busca de novos parceiros para abertura de lojas em algumas regiões do Norte, como em Belém (PA), Santarém, Novo repartimento, Altamira, Marituba, Ananindeua, Marabá e São Luis (MA). Os interessados em se tornar parceiros da TIM podem enviar e-mail para: ssbrito@timbrasil.com.br.
Tags
5G tecnologia TIM
Relacionadas
-
Educação
Seminário da Uepa aborda inovação e transferência de tecnologia
A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT), promove nesta quinta (11) e sexta-feira (12) o seminário “Reflexões e desafios de uma cu... -
Tecnologia
Reunião da Abep em Belém apresenta soluções para a área de TIC
-
Encontro
Novas mídias foram tema do segundo Café com Tecnologia 2015
-
Tecnologia
Ataques à internet estão sendo bloqueados por investimentos em segurança
-
Tecnologia
Diário Oficial do Estado ganha nova plataforma tecnológica
-
Tecnologia
Doze infocentros do Programa Navegapará terão novos bolsistas em setembro
-
Furto de equipamentos do Navegapará prejudica população do nordeste paraense
Órgãos municipais e estaduais localizados nos municípios de Colares e Vigia de Nazaré, ambos no nordeste paraense, sofrem, desde o início de março, com interrupções na transmissão do sinal de internet... -
Ciência e Tecnologia
Empresa suíça quer investir em tecnologia de produção de cloro no Pará
A AVS Technology AG, empresa de engenharia e desenvolvimento de usinas modulares, chamadas Eko-Klor, produtoras de cloro-soda e seus derivados, pretende instalar no Pará essa tecnologia de membrana, q... -
Tecnologia
Ourém receberá infraestrutura para ser Cidade Digital do Navegapará
-
Programa Navegapará chega à Eldorado do Carajás
Às vésperas de comemorar 22 anos de emancipação, o município de Eldorado do Carajás ganhou um presente especial: a chegada do Navegapará. Situada na região sudeste do Pará, é a primeira cidade da regi...