COVID-19






Foto: Joyce Ferreira / Comus
A professora Maria de Jesus Aquime, de 53 anos, teve contato com uma pessoa com covid-19. Por isso, ela foi até um dos centros de testagem ofertados pela Prefeitura de Belém. “Tive contato com alguém que testou positivo para covid, então pensei logo fazer meu teste. Graças a Deus deu negativo. Oferecer o teste pra gente e de graça é uma iniciativa boa da Prefeitura”.
Maria de Jesus é uma das centenas de pessoas que na manhã desta terça-feira, 01, foi em busca do teste para covid-19 nos diversos postos de testagem espalhados na capital paraense. O teste é indicado para quem está na fase inicial da doença e para quem esteve em situação de risco e apresentando os sintomas, no mínimo, há três dias.
Nesta semana, a Prefeitura de Belém continua mantendo os locais de testagem rápida para covid-19, que foram ampliados com a integração de mais três novos centros, que ficam localizados no Centro Universitário Metropolitano da Amazônia (Unifamaz), na Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra) e na Universidade Federal do Pará (UFPA). Mas, os belenenses contam também com oito unidades básicas de Saúde (UBS) fazendo testes para detecção da gripe e do Novo Coronavírus.
O geografo Demilson Balbino, de 48 anos, foi até o centro de testagem da Fibra e afirmou que se sentiu “amparado pelo poder público, por ter me possibilitado acesso a esse exame de forma gratuita. A Prefeitura de Belém está de parabéns por essa iniciativa, para que as pessoas possam identificar se estão com covid-19 ou se já passaram do ciclo da doença”.
O teste é uma das formas mais importantes de controlar a pandemia, uma vez que, detectado o vírus é possível iniciar, o quanto antes, o tratamento e evitar que a doença se agrave.
“A ideia de fazer essa testagem em massa é para evitar a disseminação desse vírus na população e, também, ajuda bastante na detecção dos casos, contribuindo no planejamento das ações de combate a pandemia”, explicou a coordenadora do curso de Enfermagem da Fibra, Cintia Brígida.
A coordenadora do centro de testagem localizado na Fibra, Maria Lucia Ribeiro, diz que, além de necessário para evitar a contaminação da covid, “esse serviço de testagem que a Prefeitura está fazendo é de extrema importância, porque uma pessoa infectada pode contaminar várias que estão próximas dela”.
Centros de testagem - O atendimento nos novos centros de testagem segue até sexta-feira, 4, sempre no horário de 9h ao meio-dia. São três, que ficam situados na Unifamaz, na avenida Visconde de Souza Franco, 72, Reduto, com entrada pelo portão da travessa Quintino Bocaiuva, bloco; na Fibra, avenida Gentil Bittencourt, 1.144, em Nazaré, com acesso pelo portão da Generalíssimo Deodoro; e na Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Guamá, complexo do Vadião, próximo à Reitoria. Cada ponto faz até 200 testes rápidos por dia.
Lembrando que Sesma oferece o teste à população em oito unidades básicas de Saúde, tanto para a gripe como para covid-19, todos os dias da semana, funcionando 24 horas.
Também há outras duas unidades na Sacramenta e na Marambaia, que não são 24 horas, mas estão exclusivas para as pessoas que precisam se testar.
Unidades básicas de Saúde com atendimento exclusivo para os casos de síndrome gripal e covid-19, com funcionamento 24h:
UBS do Jurunas: rua Fernando Guilhon, s/n, entre Passagem Jacob e Trav. Monte Alegre;
UBS do Bengui I: rua Benfica, esquina com São Pedro, s/n;
UBS do Tapanã: rua São Clemente, s/n;
UBS de Icoaraci: rua Manoel Barata, 840, entre Itaboraí e São Roque, próximo ao colégio Madre Celeste;
UBS do Carananduba (Mosqueiro): praça do Carananduba, S/N, entre Av. Beira Mar e rua Santo Antônio;
UBS da Baía do Sol (Mosqueiro): avenida Beira Mar, s/n, próximo ao mercado da Baía do Sol.
Unidades básicas de Saúde com atendimento exclusivo para os casos de síndrome gripal e covid-19, com funcionamento das 8h às 18h:
Unidade Municipal de Saúde da Sacramenta: Av. Senador Lemos, esquina com a Dr. Freitas;
Unidade Municipal da Marambaia: Avenida Augusto Montenegro, s/n.
UBS com funcionamento 24h, que seguem atendendo todas as linhas de cuidado, incluindo os casos de síndrome gripal e ou casos leves e moderados da covid-19:
1. Unidade Municipal de Saúde de Outeiro: rua Manoel Barata, 2373-2397, São João do Outeiro;
2. Unidade Municipal de Saúde de Cotijuba: rua Manoel Barata, s/n.