TECNOLOGIA
Para agilizar o atendimento da população de casa em casa, a Prefeitura de Ananindeua entregou na nesta sexta-feira, 04, tabletes para os mais de 700 agentes comunitários de Saúde do município. Eles são os primeiros a terem contato com as famílias para que possam ter atendimento de qualidade nas unidades básicas de saúde. A entrega dos equipamentos foi feita pelo prefeito Dr. Daniel Santos e pela secretária municipal de Saúde, Dayane Lima.
Como fazem o atendimento domiciliar, os agentes comunitários de saúde identificam as necessidades de cada família e, com os tabletes, haverá um avanço significativo para o trabalho deles e principalmente acelerar as respostas da Saúde aos moradores. "É um privilégio e um avanço no exercício de nossas atividades porque diariamente, trabalhamos com muito papel, são muitas informações, coletando dados das famílias as quais visitamos, e com a informatização, a gente percebe que o fluxo de informações vai correr mais rápido”, ressaltou o Agente Comunitário de Saúde José Raimundo de Souza, da Unidade de Saúde Básica da Guanabara.
"A saúde não se faz sem um agente comunitário. Eles ficam na ponta, iniciando o atendimento de famílias que dependem do bom trabalho deles para que possa refletir na unidade de básica. O município é feito de pessoas. Então devemos investir na qualidade de atendimento na saúde, além de investir no Saneamento básico, asfalto. Agora, o paciente terá seu encaminhamento marcado na hora da consulta", afirmou o prefeito Dr. Daniel.
A entrega dos equipamentos faz parte do programa Ananin Sus Digital, lançado em novembro do ano passado, e que é um serviço de informatização de todas as unidades de s aúde e de Pronto Atendimento do município. Será um investimento de 4 milhões de reais que prevê um sistema de internet de fibra óptica, que já está sendo implantando nas unidades, bem como novos computadores, impressoras e tabletes.
Curso de Capacitação
Para que possam utilizar os equipamentos com mais segurança e eficiência, além de conhecer o novo sistema de informatização da saúde, os agentes foram treinados em um curso realizado nesta sexta-feira, 04, onde um técnico especializado mostrou todo o funcionamento do trabalho, que realizarão a partir de agora.
"Os acs estão em treinamento para utilizar seus próprios tabletes, onde eles vão de cada em casa cadastrar todos os usuários do qual eles fazem a cobertura, estamos agora dando uma qualidade de atendimento para o ACS e o usuário, antes anotavam no papel para depois inserir no sistema na própria Secretaria de Saúde, hoje ele já pode fazer direto da casa do cidadão", explicou a secretária de saúde Dayane Lima.
Início do atendimento informatizado
Também durante a manhã desta sexta-feira, 04, foi iniciado o atendimento informatizado nas unidades básicas de saúde, e a primeira a garantir o serviço foi a Unidade Básica de Saúde de Saré, no Distrito Industrial. Nas unidades, o atendimento digitalizado cadastra os pacientes e faz com que os médicos possam ter acesso a todos os prontuários, entre outras facilidades. "Uma das maiores dificuldades da nossa população era passar com o médico na unidade básica e não saber, quando o médico assim solicitava uma consulta especializada, exame ou procedimento, para onde ir com as requisições, e hoje com a primeira unidade cem por cento informatizada, a gente começa a cumprir o que a gente se propôs em campanha, o paciente já vai sair com o procedimento agendado, sabendo o dia e o local que será atendido", garantiu o prefeito de Ananindeua, Dr. Daniel Santos.
Com a informatização, haverá integração entre as unidades com as duas Policlínicas, que foram inauguradas pela prefeitura no começo de janeiro. A informatização facilitará, também, a consolidação dos dados de atendimento para que sejam reportadas ao Ministério da Saúde (MS) ou à Secretaria Estadual de Saúde do Pará (Sespa), acompanhando do prontuário eletrônico dos pacientes e gestão sobre a dispensação de medicamentos de uso contínuo, podendo repor os fármacos nas Unidades com estoque perto do fim.
"A saúde vai mais além do que o atendimento, é informatização, é a produção de dados e armazenamento pra gente ter a garantia de que o usuário foi atendido. É avanço de informatização para os servidores também das UBS, que não terão mais que acumular papéis", finalizou a secretária Dayane Lima.
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