Sustentabilidade
Primeira indústria de MDF da região Amazônica, a paraense Floraplac segue com seu compromisso de redução dos impactos ambientais e atingiu a marca de 40 milhões de árvores reflorestadas. São cerca 300 mil mudas por mês e aproximadamente 4 milhões por ano. A meta é chegar à marca de mais 8 milhões de árvores plantadas até 2025. Tudo isso faz parte de um grande esforço da Floraplac em seguir com a missão de manter suas operações dentro de altos padrões de sustentabilidade.
O replantio feito pela Floraplac garante a preservação do meio ambiente e matéria-prima própria e de qualidade para a produção de um MDF de alto padrão. As áreas reflorestadas totalizam mais de 35 mil hectares, distribuídas em 30 fazendas em municípios nos estados do Pará e Maranhão.
“A Floraplac pauta suas atividades na sustentabilidade ambiental. Para isso, faz uso de matéria-prima oriunda de áreas reflorestadas, firmando seu compromisso em produzir com importante redução de impactos ambientais, mostrando que é possível alcançar o crescimento econômico de forma ética e responsável”, destaca Argeu Duarte Junior, diretor comercial da Floraplac.
Atualmente, 100% da matéria-prima utilizada pela empresa é eucalipto. Segundo Argeu Duarte Junior, diretor comercial da Floraplac, o uso desta planta vem de florestas de replantio, ao invés de florestas nativas, o que evita o desmatamento e tem forte redução no impacto ambiental. “O MDF fabricado com eucalipto traz mais benefícios como resistência a rachaduras e quebras no momento da fixação, montagem segura e remontagem por várias vezes sem sofrer desgastes na sua reutilização", destaca Argeu Duarte Junior, diretor comercial da Floraplac.
Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o plantio de eucalipto tem impactos positivos na melhoria da qualidade do ar. Consequentemente, isso traz conforto térmico, redução da poluição sonora, redução da intensidade da erosão e melhoria da vazão de mananciais.
Sobre a Floraplac
Com 11 anos no mercado, a Floraplac fica situada no município de Paragominas, no Pará, e faz parte do Grupo Concrem, que integra ainda a Concrem Wood e a Expama. Hoje, a empresa emprega cerca de 1.600 colaboradores diretos, sendo maioria nativa da região. A Floraplac está presente em mais de 20 estados brasileiros. A empresa segue ainda capacitando seus colaboradores e, junto a isso, mantém seu pilar de responsabilidade corporativa com programas socioeducativos que já favoreceram cerca de 15 mil crianças, principalmente filhos de funcionários. A empresa é a única fábrica de MDF do Brasil a ser autossuficiente em energia elétrica.
Tags
Amazônia Floraplac indústria Made In Pará Paragominas sustentabilidade
Relacionadas
-
OPERAÇÃO SANGRIA
PF investiga desvio de recursos públicos para ações de enfrentamento ao COVID-19 no Amazonas
-
Comitiva da Prefeitura dialoga com a Sedeme sobre projetos para o desenvolvimento de Paragominas
-
Meio Ambiente
JBS lança Fundo pela Amazônia
-
Amazônia em chamas
Aviões chilenos chegam hoje para ajudar no combate a queimadas
-
Economia
Indústria do Pará tem saldo positivo em setembro, diz IBGE
-
Indústria
Grupo argelino anuncia investimentos no Pará
-
Pesquisa
Indústria paraense cresceu 2,6% em maio, segundo Informe técnico da Fapespa
-
Indústria
Palestra sobre regulamentação têxtil reúne empresários da confecção
-
Indústria
Biocosméticos é tema de reunião com representantes do setor no Pará
-
Design
APL de Moda do ESJL promove palestra sobre processos criativos na área da moda
A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), por meio do Arranjo Produtivo Local (APL) de Moda e Design do Espaço São José Lib...