Visita ilustre
Nesta sexta-feira (25), o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, referência em tratamento de câncer infantojuvenil na Região Norte do país, recebeu a visita da Família Schurmann. Grande defensora de causas ecológicas e internacionalmente conhecida por ser a primeira família brasileira a dar a volta ao mundo em 1984 a bordo de um veleiro sustentável.
O casal Vilfredo e Heloisa Shurmann foi recebido pelo diretor Operacional da Pró-Saúde, Rogério Kuntz, que esteve na companhia do diretor Hospitalar, Fábio Machado e da diretora Assistencial, Lorena Portal.
Durante a apresentação na brinquedoteca do hospital, os Schurmann abordaram a expedição “Voz dos Oceanos”, que sensibiliza a população mundial sobre o impacto do lixo nos oceanos. A iniciativa da família tem o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Quando decidiu navegar mundo afora em um barco à vela, sem motor, no ano de 1984, Heloisa Schurmann enfrentou dificuldades pela falta de tecnologia da época e compartilhou com os presentes como foi a decisão de sair de Florianópolis para viver essa aventura.
Ao falar também sobre o trabalho socioambiental que a família desenvolve, ela comentou sobre o comportamento da população ao descartar lixo em locais inapropriados e como esta ação é danosa para o meio ambiente.
“Quando realizamos a limpeza de praia, ficamos horrorizados ao encontrar plásticos que as pessoas usam no dia a dia. A população ainda faz isso, infelizmente”, revelou Heloisa.
“O lixo tem que ir para a lixeira", complementou Vilfredo.
Ações sustentáveis
O casal aproveitou para conhecer o trabalho de excelência desenvolvido na área da sustentabilidade pelo Oncológico Infantil, que pertence ao Governo do Estado do Pará e é gerenciado pela Pró-Saúde em Belém.
Entre as ações de sustentabilidade do hospital, o casal Schurmann conheceu o Ateliê Sustentável Gaia, espaço voltado exclusivamente à produção artística. A ação atua com o uso de materiais recicláveis e produção de materiais manufaturados, que são destinados a trabalhos pedagógico-artísticos. As atividades no ateliê contribuem para ampliar as iniciativas de humanização do trabalho de assistência realizado aos pacientes.
Outro projeto que também esteve no roteiro da visita foi a horta hospitalar “Cantinho Verde”, espaço idealizado pela área de Sustentabilidade e sob gestão do Serviço de Nutrição e Dietética (SND). O projeto contribui de modo efetivo para manter a qualidade e a segurança alimentar das refeições produzidas pelo SND do hospital.
Heloisa demonstrou admiração pelos trabalhos desenvolvidos no hospital.
“Para mim, foi uma surpresa chegar aqui no hospital infantil e encontrar um trabalho ecológico de reaproveitamento de materiais na sala de arte e na horta, locais que as crianças frequentam. Fiquei muito feliz por isso”, comentou.
O paciente Silvandro Leal, de 11 anos de idade, natural de Macapá (AP), há mais de 2 anos em tratamento no hospital, foi uma das crianças que ouviu atentamente a mensagem do casal.
“Achei muito legal, porque não é correto jogar lixo na rua e nem nos rios, isso prejudica o oceano”, disse a criança.
O diretor Operacional da Pró-Saúde, Rogério Kuntz, considerou a troca de experiência como um momento marcante.
“Foi extremamente gratificante esta experiência, pois aprendemos muito com as histórias, as culturas diversas e as aventuras que eles vivenciam pelo mundo, nos permitindo imaginar e sonhar esta realidade tão diferente da nossa. E ao mesmo tempo constatar que estas informações vêm ao encontro de muitos de nossos princípios, práticas de gestão, planejamento, organização e sustentabilidade”, reforçou o diretor
Tags
Pró-Saúde Saúde Voz dos Oceanos
Relacionadas
-
Novo ano
Cauã é o primeiro bebê nascido em 2015 na Santa Casa
-
Saúde
Curso na Santa Casa discute estratégias para humanizar o atendimento em hospitais
-
Saúde
Crescimento do número de cesarianas no Pará será debatido em audiência pública
-
Saúde
HGT combate tabagismo junto aos colaboradores e usuários
-
Saúde
Oficinas da Sespa são referência em livro do Conselho de Secretários de Saúde
A avaliação do processo de Planificação da Atenção Primária em Saúde (APS) no Pará, feito pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) desde agosto de 2011, será publicada no livro “Cona... -
Veraneio e comemorações pela Copa do Mundo comprometem estoque de sangue no Hemopa
-
Acordo descentraliza serviços para ostomizados no Pará
O Termo de Acordo e Transação em benefício das pessoas ostomizadas no Pará foi assinado na manhã desta quarta feita, 2 de julho, entre a Defensoria Pública, por meio do Núcleo de Defesa dos Direitos H... -
Saúde
Profissionais de saúde são capacitados para prevenir infecção hospitalar
Com o objetivo de conscientizar profissionais de saúde para diminuir os danos e óbitos provocados por infecções hospitalares, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) realizou nesta sex... -
Saúde
Sespa promove ações para ampliar a prevenção à tuberculose
O seminário “Desafios para o Controle da Tuberculose nas Populações Vulneráveis: moradores de rua, privados de liberdade e indígenas” será o primeiro de uma série de eventos que a Secretaria de Estado... -
Saúde
Cardiologistas lançam publicação na Santa Casa
Os cardiologistas da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Sérgio Brito e Tadeu Daibes, lançaram a segunda edição do livro "Manual de Eletrocardiograma" nesta sexta-feira, 21, no prédio centená...