DIÁLOGOS




Foto: MARCOS BARBOSA-COMUS
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou na noite desta segunda-feira, 7, do programa Diálogos, do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), transmitido pelo Youtube.
Com o tema “Belém-Amazônia: Trópicos Utópicos”, a entrevista foi mediada pelos professores Sidnei Lianza e Monique Consenza, que conversaram sobre os projetos e programas da Prefeitura de Belém para mudar a vida da população da capital paraense.
O X Fórum Social Pan-Amazônico (Fospa), que será realizado em Belém, no mês de julho deste ano, foi o tema inicial da entrevista. Edmilson Rodrigues participou do programa ao lado do Coordenador de Relações Internacionais, Arnaldo Campos.
"Posso dizer que a prefeitura é entusiasta do encontro, e os que queiram conhecer Belém e queiram entender o nosso papel como governo, um governo de participação popular, estão convidados. A experiência vai discutir a Amazônia com os povos tradicionais e pessoas do mundo inteiro", explicou o prefeito.
Programas sociais em destaque
Os programas Bora Belém e o Donas de Si, que combatem a fome e oferecem capacitação para mulheres em situação de vulnerabilidade alcançarem autonomia financeira, também foram citados. "Criamos o Bora Belém, onde atualmente 15 mil famílias recebem a renda e o segundo, que é o Donas de Si, programa de formação profissional, baseado no método de Clodomir Moraes, que é o LOT, metodologia de formação massiva. Isso é política pública importante para combater a fome", destacou Edmilson Rodrigues.
Outro assunto ressaltado durante a entrevista foi a importância de Belém ter a participação popular nas políticas públicas da cidade, sendo essa uma das diferenças da gestão. "Criamos o Tá Selado, onde a população participa das decisões. Temos que mobilizar o povo, fazer a participação popular, temos o papel de incentivar a luta, a participação", enfatizou o gestor de Belém.
Ações para erradicação do analfabetismo na capital e distritos de Belém pautaram o final da entrevista. "Estamos com o sonho de zerar o analfabetismo em Belém. O trabalho está sendo feito na formação dos educadores com o método Paulo Freire. Queremos formar cidadãos com consciência crítica e construir uma base filosófica transformadora, fazendo uma leitura crítica do mundo, contribuindo com a formação social. Para nós, educação é libertadora", finalizou o prefeito Edmilson Rodrigues.