Música

Banda paraense “Canto do Norte: Viola e Fé”, é um grupo natural de Belém do Pará, que dissemina através das suas músicas, a cultura, os ritos e o imaginário da maior floresta equatorial do planeta, a Amazônia, nas suas infinitas ramificações de festejo, aprendizados, conhecimentos e saberes passados de geração em geração e que alimentam a cultura local. Essa tem sido a assinatura que tem levado a banda a patamares cada vez maiores dentro da cultura que representa a região norte do Brasil.
Com uma atuação que já acumula uma década pelos 144 municípios do Pará, a banda realiza um trabalho ímpar, ao levar através de visitas, a música e as sonoridades que encantam a todos de dentro e de fora da região amazônica: “A nossa região é tão rica, tão cheia de pessoas com saberes, culturas e identidades tão únicas, acaba se tornando muito prazeroso poder transformar todo esse conteúdo em música, se torna mágico”, comenta Nazaco Gomes, membro da banda.
A banda, que carrega uma assinatura musical ímpar pela região, teve seu início através de uma pesquisa minuciosa feita pelo mestre Nazaco Gomes, que é percussionista, quando ele estava investigando as Folias de Santo Amazônicas, por volta do ano de 2012. Ao longo da sua pesquisa, ele encontrou uma viola muito rara e carregada de significados. Com ela, o pesquisador resolveu presentear seu amigo Renato Rosas, músico sortudo que levou a viola encontrada em Marapanim para si.
Desde aí, os amigos passaram a sentir que deveriam investir em uma banda que usasse de fato as instrumentalidades amazônicas, assim como vestisse de fato a camisa da ancestralidade e da cultura existente aqui, e foi assim que o grupo foi fundado e se mantém até hoje como um dos símbolos da cultura do estado.
Mesmo já acumulando uma série de CDs gravados e uma legião de fãs por todos os cantos do Pará, o grupo se mantém firme e forte nas suas pesquisas, que são o motor da produtividade da banda, que ganha cada vez mais destaque nacional pela sua atuação dentro dos traços amazônicos, apreciados pelo mundo inteiro.
“Não pretendemos largar as nossas raízes amazônicas, muito pelo contrário, vamos fortalece-las cada vez mais, a pesquisa é infinita assim como os conhecimentos que podemos adquirir do povo que habita na floresta, é lindo e sem fim essa arte”, explica Nazaco, fundador da banda.
O músico Renato Rosas em parceria com Nazaco Gomes, que é mestre popular de percussão, são quem comandam o grupo atualmente. Nas suas tradicionais apresentações no aclamado Arraial do Pavulagem, os dois sempre arrastam uma multidão para dentro dos seus embalos e letras que contam histórias e tradições do seu povo.
Um dos principais objetivos da banda “Canto do Norte: Viola e Fé”, é a de cantar santos em Belém, juntando cada vez mais representantes das inúmeras manifestações culturais existentes no Pará, como as realizadas em Cachoeira do Arari, no Marajó, em Santarém Novo, no nordeste paraense, assim como muitas outras tombadas como Patrimônio Cultural do Brasil.
“Para a gente é um enorme prazer receber esse reconhecimento, pois somos apaixonados pelo nosso Pará e pela nossa Amazônia, as pessoas que aqui habitam e que amam essa imensidão natural, conseguem traduzir a beleza dessa localidade em tradições que encantam o mundo, é realizador”, conclui Renato Rosas sobre ser realizado ao viver de música e ser reconhecido como artista da Amazônia.
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.