Empoderamento feminino
O projeto Cores do Pará iniciará suas atividades em 2022 prestando homenagem às mulheres de Belém, no mês de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.
O curso de ARTE EM GRAFITE E MURALISMO será realizado em Belém do Pará, na sede da Comunidade Eclesial de Base Santo Antônio, no bairro do Souza, no período de 14 a 25 de março, com 30 vagas oferecidas exclusivamente para mulheres com talento para o desenho e a pintura artística. Serão duas semanas de aulas, com aprimoramento de técnicas como desenho à mão livre, pintura em mural e pintura em grafite.
A instrutora do curso será a artista visual e grafiteira paraense Maíra Velozo, de 21 anos, nascida e criada no bairro da Terra Firme. A artista sempre teve o desenho como uma das suas preferências artísticas, e seus cadernos foram suas primeiras telas. Em 2019 assumiu a coordenação do Coletivo de Artes Visuais “Periferart”, que atua no bairro da Terra Firme com intervenções urbanas e oficinas nas escolas públicas. Também é integrante dos coletivos XXT Crew, Nortx Ground e Cine Club TF. Suas intervenções urbanas têm como inspirações animais amazônicos, mulheres pretas, formas geométricas e abstratas.
Além das técnicas artísticas, o curso também oferecerá palestra sobre empoderamento feminino e rodas de conversas sobre empreendedorismo cultural, com foco nas oportunidades de trabalho na indústria criativa.
Segundo o grafiteiro paraense Andy Santos, coordenador artístico do projeto, “é possível viver exclusivamente de arte em Belém, sobretudo com pintura em mural e grafite. Eu sou a prova disso, pois acreditei e abri mão de uma faculdade para viver dignamente de minha arte. Hoje são tantos os clientes, que já está difícil atender toda a demanda por trabalhos em grafite que recebo”.
O Cores do Pará vem mudando o cenário da capital paraense e de outras cidades do estado, tingindo muros e outros espaços com belíssimos murais em grafite, todos produzidos pelos participantes do projeto.
“O grafite é uma manifestação artística vinda da periferia das grandes cidades, e durante muito tempo foi considerado uma prática de vandalismo, desenvolvida por marginais. Hoje, a arte em grafite tem ganhado cada vez mais espaço, respeito e valorização, e o mercado de trabalho para os profissionais dessa arte tem crescido vertiginosamente, inclusive na Região Norte do Brasil. Isso tem gerado renda para muitos artistas talentosos, como é o caso do Andy Santos, com seu Odivelismo. O nosso objetivo é abrir portas para que pessoas da periferia do Pará tenham acesso a esse mercado”, esclarece André Monteiro, Produtor Cultural que coordena o projeto Cores do Pará.
Outro objetivo do projeto Cores do Pará é incentivar a criação de um novo coletivo de mulheres grafiteiras em Belém, preparadas e organizadas para o mercado de trabalho nessa área promissora.
A Equatorial Pará, empresa patrocinadora do projeto através da Lei Semear de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado do Pará, reforça que iniciativas como essa fazem a diferença na sociedade paraense. “Percebemos que transformar cenários de cidades como Belém e outras cidades da região metropolitana da capital paraense, levando vida através de desenhos e cores, já não era mais suficiente. Neste ano de 2022, reformulamos o projeto junto com seus organizadores, e decidimos estender os cursos do Cores do Pará para várias cidades paraenses. Iniciaremos em Belém, com o curso exclusivamente para mulheres, promovendo a equidade de gêneros, que é transformadora”, avalia Michelle Miranda, analista de Responsabilidade Social da Equatorial Energia.
INSCRIÇÕES
As inscrições poderão ser realizadas no período de 08 a 13 de março, exclusivamente pelas redes sociais da Equatorial Energia, bastando para isso um pequeno cadastro, a adesão às redes sociais do Projeto Cores do Pará, e o envio de um desenho para avaliação de talento e seleção das participantes. Essa primeira capacitação priorizará pessoas que já possuem alguma experiência com artes visuais, e que desejem requalificação profissional e novas oportunidades de renda.
Serviço:
Inscrições para o Curso “Arte em Grafite e Muralismo”
Público: Mulheres com idade igual ou superior a 16 anos
Local do curso: Comunidade Eclesial de Base Santo Antônio, na Passagem Santo Antônio, n0 21, bairro do Souza.
Período do curso: 14 a 25 de março, das 08h às 12h.
Informações: (91) 98909-8445
Onde se inscrever: exclusivamente no Instagram da Equatorial Energia
https://www.instagram.com/equatorial.pa/