REDE PARÁ PODCAST #09
O futebol como nós conhecemos se desenvolveu, cresceu e se multiplicou pelo mundo ao longo dos dois últimos séculos expondo as escaras de uma sociedade patriarcal - onde prevalecem as relações de poder e domínio dos homens sobre as mulheres e demais sujeitos que não se encaixam em um padrão pré-estabelecido. Foi aí que na capital paraense, à frente de uma das mais tradicionais instituições futebolísticas da região, uma mulher decidiu virar o “clube do bolinha” de pernas para o ar.
Professora de educação física e pedagoga aposentada, Graciete de Sousa Maués, 72, iniciou em 2022 o seu segundo mandato como dirigente da Tuna Luso Brasileira, quebrando paradigmas e dando continuidade ao resgate do clube fundado por portugueses. Não à toa, a mandatária cruzmaltina, ao longo de 2021, bateu na trave com o vice-campeonato estadual e garantiu calendário cheio para a Lusa no ano seguinte, com Copa do Brasil e Brasileirão da Série D à vista.
A convidada do Rede Esporte Podcast 01 é mais que uma líder. Dona Graciete, como carinhosamente é chamada por jogadores, funcionários e colaboradores de sua segunda casa (frequentada por ela pelas últimas quatro décadas), é daquelas mulheres que driblam e dão chapéu nos desafios impostos pela vida.
Em um descontraído bate papo, falou sobre os bastidores de seus dias comandando a bicampeã brasileira Águia do Souza, relatou os desafios que têm enfrentado desde que assumiu interinamente a Federação Paraense de Futebol e fez bonito ao cantar à capela o hino do clube do coração.
Confira a íntegra do Podcast no Youtube:
Tags
Esporte Federação Paraense de Futebol futebol Mulher REDE ESPORTE Rede Mulher Tuna
Relacionadas
-
Esporte
Marituba recebe novo Ginásio Poliesportivo
-
Esporte
Pará conquista prata no handebol feminino e bronze no vôlei feminino nos Jogos Escolares
-
Resistência
Desafio do Marajó terá lançamento em Belém
-
Esporte
Desafio do Marajó é prova de resistência para os praticantes de ciclismo
-
Obras do Mangueirão entram na fase de remoção do gramado
-
Jogos Estudantis
Etapa dos JEP's reúne mais de 300 atletas em Castanhal até esta segunda, 16
-
Esporte
Segurança do torcedor no clássico Re X Pa tem a atenção redobrada
-
Esporte
Dois mil agentes participam do esquema de segurança do Re x Pa
-
Esporte
15º Festival e 16º Surf na Pororoca reúnem surfistas de várias localidades em São Domingos do Capim
-
Convênio
Banpará garante patrocínio de R$ 2 milhões para o futebol paraense