Pet-terapia



Foto: Divulgação
Os pacientes do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, gerenciado pela Pró-Saúde, em Belém, tiveram uma experiência especial na manhã desta sexta-feira (18). Sorrisos, alegria e muito carinho marcaram a segunda edição do Projeto Visita Pet, que garante a interação de cachorrinhos com as crianças internadas.
No mês em que é comemorado o Dia Nacional dos Animais, o Escritório de Experiência do Paciente (EEP) do hospital colocou em ação o trabalho de Terapia Assistida por Animais (TAA), também conhecida como Pet-terapia.
Desta vez, quem visitou o Oncológico Infantil foi um estreante, de nome Alecrim, que atraiu a atenção de todos. Alecrim é um cão policial de um ano e um mês de vida, que vem da mistura das raças _golden retriever_ com _border colie_.
O pet, que chegou ao hospital fantasiado de Homem-Aranha, esbanjou simpatia e garantiu carinho e animação de todos os pacientes, principalmente entre os pequenos.
Stella Gabrielly, de apenas quatro anos de idade, ficou deslumbrada com a presença de Alecrim. Internada há 16 dias e iniciando o tratamento contra um tumor na região abdominal, a menina, oriunda da cidade de Marabá, foi uma das crianças que mais interagiu com o animal.
“Eu gostei muito do cachorro, eu brinquei com ele”, contou a garotinha animada, após muitos abraços no ilustre visitante. O ponto alto foi quando Stella conseguiu dar o comando para o cão cumprimentá-la, levando uma de suas patas até as mãos dela.
Para a assistente Elizabeth Cabeça, que integra a equipe de Experiência do Paciente, "esse tipo de atividade ajuda no tratamento de saúde emocional e física dos pequenos, além de garantir alegria”.
Durante a ação, o animal esteve na companhia da médica veterinária Marina Coutinho, 2º Tenente, e do Comandante, Tenente-Coronel Gabriel, ambos integrantes do Batalhão de Ação com Cães (BAC) da Polícia Militar do Pará.
Alecrim foi treinado desde filhote para se relacionar com crianças e idosos. “Sua missão é visitar escolas, creches, asilos e hospitais, espalhando alegria e amor por onde passa”, explicou a Tenente Marina.
A coordenadora de Enfermagem do Oncológico Infantil, Michelle Kzam, explica que a ação é essencial na assistência aos pacientes. “Isso contribui no processo de hospitalização das crianças. Vê-las animadas em recreações que proporcionam bem-estar nos enche de esperança”, comentou.
O Hospital Oncológico Infantil é uma unidade do Governo do Estado do Pará, que atua como principal referência em oncologia pediátrica no Norte do país e presta atendimento 100% gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.