MELHORIAS NA SAÚDE

Prefeitura anuncia novo corpo diretor e reestruturação do Sistema de Urgência e Emergência da rede municipal

O secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra, e o novo diretor geral do Samu, José Guatassara (Foto: Edielson Shinohara - Sesma)

O novo corpo diretor do Sistema de Urgência e Emergência da rede municipal de saúde de Belém foi anunciado nesta sexta-feira, 1°, em cerimônia no Hospital de Pronto Socorro Municipal (HPSM) Mário Pinotti, no Umarizal. Os dirigentes assumem os cargos com a missão de promover melhorias nos serviços ofertados à população em uma das áreas mais importantes do atendimento no município. As mudanças fazem parte do plano de reestruturação do setor, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

Os novos gestores são o advogado Jorge Faciola, indicado como diretor do Departamento de Urgência e Emergência da Sesma; o médico cirurgião Ajalce Janahu, que assume a direção geral do HPSM Mário Pinotti; a médica endocrinologista Lorena Velasco, nova diretora-geral do HPSM Humberto Maradei, no Guamá; a enfermeira gestora em saúde, Karolini Vasconcelos, que assume a direção geral da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Icoaraci; a enfermeira gestora Samira Flexa, que assume a direção-geral da UPA Sacramenta; e o médico traumatologista José Guatassara, como novo diretor do Sistema de Atendimento de Urgência e Emergência (Samu-192).

Melhorias - O secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra, anunciou os nomes, após fazer um panorama da situação atual do Sistema de Urgência e Emergência da rede municipal. Segundo ele, o objetivo é qualificar, ainda mais, os serviços, oferecendo maiores condições de acesso à população. Para isso, fez-se necessário reorganizar as equipes e os mecanismos de valorização funcional dos profissionais.

“Por isso essa reorganização não é pontual, apenas no Pronto Socorro do Umarizal, e, sim, de toda a estrutura de atendimento de urgência e emergência, que é uma rede e, como tal, precisa funcionar de forma integrada”, disse o secretário, explicando que a Sesma também pretende reabastecer, no menor tempo possível, a grade de insumos e medicamentos das unidades.

O novo diretor do Departamento de Urgência e Emergência da Sesma, Jorge Faciola, reforçou a importância do trabalho integrado, para que essa grande engrenagem funcione.

“Tenho 15 anos de experiência na área, lutando pelos usuários e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). Nossa defesa é em prol da sociedade. Temos certeza de que esse time vai dar o melhor, reforçando os nossos acertos e implantando as melhorias onde for necessário”, assinalou.

Gestão - As mudanças na direção de departamentos e unidades do Sistema de Urgência e Emergência fazem parte do processo de reestruturação do setor, que começou a ser implantado pela Prefeitura de Belém nesta sexta-feira.

As substituições levam em consideração análises e critérios técnicos, observando-se a necessidade de promover melhorias nos serviços ofertados à população.

Também faz parte da reestruturação do serviço a adequação no quantitativo e valores de plantões das categorias profissionais, medida administrativa, que objetiva adequar as escalas de plantão às necessidades quantitativas e qualitativas das demandas de atendimento, respeitando as cargas de trabalho legalmente definidas para cada categoria profissional.

Após a suspensão do Abono Covid, devem ser redefinidos valores de plantões compatíveis com aqueles valores praticados por cada categoria profissional, conforme o grau de complexidade de cada atividade assistencial.

Este cenário leva também em consideração a estabilidade da pandemia na capital e ocorre em conformidade com o fim da vigência do Decreto Municipal n°. 101.939, que declarava o estado de calamidade pública em decorrência da pandemia.


Tags

sesma gestão pública