Rebranding

A maneira de consumir qualquer produto ou serviço vem mudando ao longo dos anos. Com a globalização e o avanço tecnológico, o consumidor passou a utilizar outras formas de compra. Logo, as empresas devem ficar atentas e analisar se sua mensagem está chegando de forma eficaz ao seu público alvo.
Caso a mensagem não esteja chegando de forma clara, vale a pena avaliar e pensar em uma nova estratégia de reposicionamento de marca. Atuando no mercado como advogada autônoma há pouco mais de 3 anos, Fernanda Rodrigues, optou recentemente por mudar a sua identidade visual e, agora, assume uma nova postura diante da advocacia.
Para a advogada, a necessidade de mudar veio de uma forma diferente, partindo dela mesma pelo desejo de conciliar o direito e a comunicação. Iniciando do zero, ela resolveu trilhar um novo caminho. “Resolvi recalcular a rota e recomeçar mostrando todas as facetas que existem em mim, sem medo. Sou a Fernanda, atuo como advogada, mas que também adora a comunicação e resolveu deixar de lado todo o estereótipo que permeia a minha principal profissão”, diz Fernanda.
Conhecido também como Rebranding, o reposicionamento de marca busca ressignificar a imagem percebida de um produto ou empresa, e, dessa forma, mudar a percepção do público com relação à marca e a partir disso traçar mudanças de nome, logotipo, identidade visual e outros elementos.
Mudança
A advogada conta que, o primeiro passo foi mudar a sua imagem e para isso adotou uma nova postura e forma de se vestir. “Decidi mudar a imagem de “menininha” que as pessoas tinham de mim, não me representava exclusivamente e também não era algo que vendia no nicho em que eu sigo. Atualmente, o instagram é a extensão do meu negócio e depois desse reposicionamento, meu carro chefe passou a ser o Marketing de Conteúdo”.
Ela conta também que, a nova postura adotada tem sido fundamental para a identidade escolhida. "Adotei uma nova identidade, optei por utilizar o arquétipo governante, que são padrões de comportamento utilizados por pessoas que estão se posicionando como líderes e que mesmo sendo carismáticos em seus discursos são fortes e demonstram poder por meio de seu conhecimento”.
Lucro
Depois de seu reposicionamento de marca os resultados foram percebidos de forma muito rápida. “Com 20 dias, desde meu primeiro post anunciando minha mudança e aplicando minhas estratégias, eu já comecei a dar consultoria sobre produção de conteúdo no digital. Então, algo que eu só tinha com hobby passou a ser uma fonte de renda extra. Hoje, só me arrependo de não ter começado antes”, diz Fernanda, muito satisfeita com os resultados obtidos.
Dicas
Quer aproveitar para se reposicionar no mercado? Então fique atento às dicas que a advogada destacou.
Vai com medo mesmo
“Acredito que o medo é como se fosse o nosso subconsciente nos protegendo de um “possível perigo”. Por experiência própria, ao longo da vida tive diversas experiências que sem dúvida nenhuma potencializaram o meu medo de “exposição”. E muito se deu por conta da rejeição – da minha aparência- da infância até o início da minha fase adulta. Mas, eu sempre fui com medo mesmo. Não podia deixar meus objetivos de lado. Não pelo julgamento de quem não tinha coragem de fazer o que eu tinha”.
Não perca tempo com julgamentos, mude!
“As pessoas irão te julgar, mas elas só querem ter a coragem e determinação que você tem de acreditar no seu negócio”.
Se reposicione no mercado
“Mudanças são necessárias. Veja elas como se tivesse surgido uma nova versão de você, mais incrível e mais determinada. Somos mulheres e podemos ser o que quisermos!”