Música
Aclamados por onde passam em Belém ou no interior, o grupo Pagode SA realiza turnê especial de abertura da temporada 2022, ao se apresentarem em diversas casas de shows e eventos do município de Santa Izabel, região que fazem grande sucesso desde a sua primeira aparição que reuniu milhares de pessoas que amaram o estilo musical e a qualidade sonora dos garotos da capital paraense.
"Quando fomos pela primeira vez em Santa Izabel, fomos tocar como em todos os shows, com a expectativa de entregar uma experiência única pra galera e receber um feedback positivo claro, mas cara, aconteceu algo surreal, a galera vibrou demais, interagiu, dançou e cantou, pediu música, pediu bis, manos foi uma coisa assim que nos fez sentir grandes astros da música, ficamos querendo mais e voltar pra lá pra tocar, vai nos dar um gás a mais pra essa turnê, ainda mais no início de ano novo, melhor ainda, energia renovada", recorda o músico Amorim, da experiência que o grupo teve na localidade.
Quando adolescentes, ao voltarem do colégio, desde o ensino fundamental, os amigos Daniel, Pepê e Amorim passaram a se reunir em busca de diversão através da música. Passavam horas ouvindo as maiores canções de sucesso de grupos de pagode que os inspiram até hoje. No ensino médio, resolveram aprender a tocar os instrumentos, pandeiro, cavaco, e aos poucos foram lapidando o talento de cada um de forma ímpar.
Ao tocarem juntos em uma reunião informal de final de semana, a sincronia entre eles era algo raro de se ver, e isso foi um dos motores que os levaram a seguir pelo caminho musical: "A gente amava pagode, amava tocar, música, então foi muito automático essa decisão sabe, a gente tinha medo é claro, mas mesmo assim fomos com tudo", recorda Pepê.
Ao possuírem um repertório musical muito centrado no pagode, o grupo é conhecido pela sua diversidade, ao mesclar ritmos da terra, como o carimbó e o brega, com ritmos apreciados pelas pessoas de uma forma geral, ao tocarem samba, rock, pop, sempre com uma pegada musical aliada ao seu pagode raiz: "A gente tentou criar um grupo que não cantasse somente pagode, por que aí seria mais do mesmo né. Cada um do grupo tem o seu estilo musical, tem a sua preferência, mas no geral, curtimos um pouco de tudo, e acho que lá no fundo, todas as pessoas são assim né, então a essência da nossa banda é essa, tocar de tudo um pouco com uma pegada especial de pagode", explica Amorim.
Donos de produções autorais, a banda já tem no seu nome algumas canções de sucesso como a música "Jogo Sujo", criada em parceria com o compositor Mazinho SP e Gui Gonçalves, e a música "Três e Trinta", feita em parceria com os compositores Gui Gonçalves, Luciano Chaves e Eman Aciole, que estão inclusive, disponíveis nas plataformas digitais da banda.
“Muito do que a gente acumulou ao longo desses mais de dez anos de atuação pelo Pará, vai reverberar sem dúvida nesses shows que vamos fazer no interior do estado, é sempre muito bom tocar fora, nos dá uma energia diferenciada, mal posso esperar pra encontrar o público desse lugar incrível”, comenta Pepê.