Literatura
(Foto: RedePara.Web.ViewModels.Sgn.Foto?.credito)
Com a obra literária inédita “A Nevasca”, o coordenador dos cursos de Comunicação Social, Design, Fotografia e Filmmaker da Universidade UNG, Alex Francisco, conquistou o primeiro lugar no concurso “Prêmios Literários”, na categoria Dramaturgia. Promovido pelo Programa Seiva de Incentivo à Arte e à Cultura da Fundação Cultural do Pará (FCP), o prêmio é voltado para publicações inéditas com o objetivo de incentivar, valorizar e dar visibilidade às atividades literárias desenvolvidas em todo o país.
O texto para teatro será publicado em formato de livro, e conta a história da terapeuta Hilda e do paciente Noir, que ficam presos no consultório por causa de uma forte nevasca. Com inspiração na poesia concreta, o drama psicológico traz à tona debates sobre as relações humanas, uma vez que os personagens entram em conflito durante a sessão de terapia. “A narrativa se constrói pela sutileza e violência dos gestos dos personagens. É sobre isso o texto aqui apresentado: a delicadeza violenta daquilo que somos feitos”, escreve a profa. dra. Maria Aparecida Ruiz, do curso de Comunicação da UNG, no prefácio do livro.
“A UNG nos apoia e incentiva para que possamos desenvolver novas frentes de trabalho, promovendo reconhecimento e destaque para a cena de dramaturgia e audiovisual da região. Então, estou muito feliz, pois é uma realização. É o meu terceiro livro de dramaturgia e um divisor de águas, pois mudei o estilo de escrita que já trabalhava em outras obras e deu certo", comemora o professor Alex Francisco.
O coordenador afirma ainda que o prêmio é de grande importância para os estudantes de Comunicação da UNG, em especial do curso Superior de Tecnologia em Filmmaker. “A dramaturgia é a base para as narrativas, sejam ficção ou não ficção. O profissional da Comunicação precisa compreender as possibilidades que as narrativas permitem na construção de mensagens, em diversas plataformas”, finaliza Francisco.
O professor e outros 11 vencedores do concurso participarão da cerimônia de premiação, nesta quinta-feira (14), às 17h, no Teatro Margarida Schivasappa, Avenida Gentil Bittencourt, 650, Belém (PA). Assim como “A Nevasca”, os livros contemplados no concurso circularão pelos centros culturais do estado paraense.
Tags
FCP Eventos Literatura Teatro Margarida Schivasappa
Relacionadas
-
Gratuito
Festival Psica estreia edição de verão no Marajó com Duda Beat, Tribo de Jah e Mombojó
A praia de Joanes, na Ilha do Marajó, será palco da primeira edição do Festival Psica no Verão Amazônico nos dias 17 e 18 de julho. Com entrada gratuita, o evento reúne artistas nacionais, atrações da... -
Literatura
Arquiteta paraense Carla Abreu lança livro de crônicas em Belém no dia 18 de junho
A estreia da arquiteta paraense Carla Abreu na literatura será celebrada no dia 18 de junho, com o lançamento do livro Corte A, em Belém. O evento ocorre às 18h, no Atrium Quinta das Pedras, e contará... -
Internacional
Associação Comercial do Pará marca presença na Brazil Week em Nova York, projetando a Amazônia e o empreendedorismo paraense
A Brazil Week, um dos mais prestigiados eventos brasileiros no cenário internacional, acontece tradicionalmente em maio na cidade de Nova York, o grande centro financeiro global. Este ano, a semana de... -
SÉTIMA ARTECasa das Artes de Belém promove laboratório de interpretação para cinema e audiovisual
-
CinemaRede UCI de Cinemas inicia pré-venda para Fan Event e primeira semana de exibição de "Thor: Amor e Trovão"
-
Corredor cultural
Bairro do Guamá ganha novas cores com projeto de arte urbana da Psica Produções
-
Roda LiteráriaOitava edição terá lançamento do livro ‘Ensino Híbrido em linguagens, códigos e suas tecnologias’