Literatura
Com a obra literária inédita “A Nevasca”, o coordenador dos cursos de Comunicação Social, Design, Fotografia e Filmmaker da Universidade UNG, Alex Francisco, conquistou o primeiro lugar no concurso “Prêmios Literários”, na categoria Dramaturgia. Promovido pelo Programa Seiva de Incentivo à Arte e à Cultura da Fundação Cultural do Pará (FCP), o prêmio é voltado para publicações inéditas com o objetivo de incentivar, valorizar e dar visibilidade às atividades literárias desenvolvidas em todo o país.
O texto para teatro será publicado em formato de livro, e conta a história da terapeuta Hilda e do paciente Noir, que ficam presos no consultório por causa de uma forte nevasca. Com inspiração na poesia concreta, o drama psicológico traz à tona debates sobre as relações humanas, uma vez que os personagens entram em conflito durante a sessão de terapia. “A narrativa se constrói pela sutileza e violência dos gestos dos personagens. É sobre isso o texto aqui apresentado: a delicadeza violenta daquilo que somos feitos”, escreve a profa. dra. Maria Aparecida Ruiz, do curso de Comunicação da UNG, no prefácio do livro.
“A UNG nos apoia e incentiva para que possamos desenvolver novas frentes de trabalho, promovendo reconhecimento e destaque para a cena de dramaturgia e audiovisual da região. Então, estou muito feliz, pois é uma realização. É o meu terceiro livro de dramaturgia e um divisor de águas, pois mudei o estilo de escrita que já trabalhava em outras obras e deu certo", comemora o professor Alex Francisco.
O coordenador afirma ainda que o prêmio é de grande importância para os estudantes de Comunicação da UNG, em especial do curso Superior de Tecnologia em Filmmaker. “A dramaturgia é a base para as narrativas, sejam ficção ou não ficção. O profissional da Comunicação precisa compreender as possibilidades que as narrativas permitem na construção de mensagens, em diversas plataformas”, finaliza Francisco.
O professor e outros 11 vencedores do concurso participarão da cerimônia de premiação, nesta quinta-feira (14), às 17h, no Teatro Margarida Schivasappa, Avenida Gentil Bittencourt, 650, Belém (PA). Assim como “A Nevasca”, os livros contemplados no concurso circularão pelos centros culturais do estado paraense.
Tags
Eventos FCP Literatura Premiação Teatro Margarida Schivasappa
Relacionadas
-
Capacitação
Fundação Cultural do Pará promove oficina de restauro de livros
-
Cultura
Fundação Cultural do Pará e Baiacool Jazz Festival iniciam oficinas de música
A Fundação Cultural do Pará mais uma vez é parceira do Baiacool Jazz Festival, o primeiro festival de jazz do Norte do país, que já está na 12ª edição. Além das apresentações musicais, o evento cont... -
Cultura
Casa das Artes oferece oficina de exercícios teatrais para pássaros juninos
-
Concerto
Choro do Pará encerra oficinas de musicas com homenagens a Pixinguinha
O projeto Choro do Pará, realizado pela Fundação Cultural do Pará (FCP), encerra as oficinas de música neste sábado, 18 de abril, com uma homenagem ao nascimento do instrumentista e compositor Pixin... -
Cultura
Oficina orienta sobre inscrições em editais de cultura
A Fundação Cultural do Pará (FCP) volta a realizar o workshop “Elaboração de Projetos Culturais”, com a produtora paraense Gláfira Lôbo. O foco são os editais da própria instituição, que estão com i... -
Cultura
Fundação Cultural do Pará retoma o projeto Sala de Cordas
-
Cultura
Casa das Artes qualifica para inscrições no Edital de Bolsas Artísticas
-
Cultura
Belém recebe apresentação inédita com mais de 40 percussionistas
-
Cultura
Curso “Histórias em Quadrinhos e Cinema” reúne profissionais e fãs das artes visuais
-
Cultura
Cine Líbero Luxardo estréia sessões em dois horários