Asma
Doença crônica que acomete as vias respiratórias, especialmente os brônquios, a asma pode causar dificuldade para respirar, tosse e falta de ar e, quando não tratada, pode levar até a morte. Para alertar sobre essa doença, que acomete 10% da população global conforme dados do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) alerta a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento da doença e informa que o atendimento é realizado nas Unidades de Saúde da Família (USF).
De acordo com o enfermeiro e preceptor da Semus, Ériko Marvão, o tratamento para asma é baseado em medidas de higienização do ambiente, apoio de medicamentos e também vacinas para alergias. “O medicamento indicado é o usado de maneira inalatória para reagir direto no local da reação.”
O enfermeiro enfatiza que para o diagnóstico é necessária uma avaliação médica para descartar outras doenças. “É preciso também que o especialista determine a gravidade da doença e se ela está associada a outras enfermidades.”
Ériko Marvão explica que fatores climáticos como períodos chuvosos ou secos podem influenciar na qualidade de vida da pessoa com asma. “Nas chuvas as pessoas tendem a manter o ambiente em suas casas fechados o que pode gerar mofo, que é uma dos causadores de uma crise.” A asma pode desencadear uma série de complicações, como redução na capacidade de realizar atividades, insônia, alterações permanentes no funcionamento dos pulmões, tosse persistente, dificuldade para respirar, hospitalização e internação por ataques severos.
A diretora da Vigilância em Saúde da Semus, Marêssa Castro, reforça que a vacinação contra a gripe contribui para o não agravamento de um caso de asma e que as pessoas com diagnóstico da doença, no caso grave, fazem parte do grupo prioritário para a imunização. “A gripe pode desencadear uma crise asmática que em alguns casos leva o paciente a uma internação, é importante que os usuários atualizem seus cartões de vacina.” Maressa ainda ressalta que a Covid-19 também é uma síndrome gripal e a imunização pode prevenir que o usuário sofra complicações da doença.
Sintomas
Os sintomas da asma geralmente são característicos como falta de ar, chiado no peito, cansaço, dor no peito e tosse. Apesar de não possuir uma cura, com o tratamento regular, o paciente consegue reduzir os sintomas e ter uma boa qualidade de vida.