Semus

A higienização das mãos é uma medida primária para proteção de diversas doenças e infecções causadas por microorganismos. Esse ato ficou evidente com a pandemia da Covid-19, que exigiu uma atenção ainda maior da população no que se refere à limpeza. Nesta quinta-feira, 05, Dia Mundial da Higiene das Mãos, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) reforça a importância desse ato.
Estudos estimam que em cada centímetro quadrado de nossas mãos existem, em média, 1.000 bactérias que podem transmitir doenças. Segundo a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), as patologias mais comuns são as que provocam diarreia, hepatites e infecções respiratórias.
Para o médico Alexandre Janotti, especialista em medicina tropical, o cuidado com as mãos é essencial. “O hábito de lavar as mãos com água e sabão é a forma mais eficaz e simples de reduzir a transmissão de doenças, no nosso dia a dia e, claro, nos ambientes de saúde, principalmente quando manipulamos alimentos e cuidamos de crianças”, explica.
Mas lavar as mãos não é suficiente para evitar doenças. Conforme o profissional, também é necessário uma lavagem adequada. “Temos que lavar nossas mãos da maneira correta. É preciso lavar toda a superfície, principalmente entre os dedos, a área das unhas. E não é só jogar água e sabão, tem que esfregar. Fazendo isso, evitaremos não só a transmissão da Covid-19, mas de todos os agentes que podem ser transmitidos pelas mãos”, orienta.
“A recomendação é que esse hábito se sedimente e seja ensinado também às crianças desde pequenas, como uma forma de manter a saúde de todos”, finaliza.
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.