Empreendedorismo
A noite desta quinta-feira, 5, foi marcada por uma grande experiência gastronômica. Sabores e cheiros não faltaram durante o evento de apresentação do segundo ciclo do “Projeto Tipitix”, desenvolvido pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro, no município de Barcarena. Ao todo, 20 pequenos produtores, puderam apresentar seus novos produtos ao público presente.
Geleias de açaí e muruci, cobertura para sorvete de açaí, taperebá e cupuaçu, pão de queijo feito com macaxeira, foram alguns dos produtos apresentados e oferecidos ao público. Sabores inigualáveis, embalagens caprichosas e delicadas, além de uma identidade visual própria, marcam a gama dos produtos desenvolvidos pelos agricultores de Barcarena.

“O Tipitix abre o edital, e os agricultores trazem suas ideias de beneficiamento de produção e criação de negócios. Logo em seguida, o tipitix entra com o apoio na criação das embalagens, modelo de negócios e marca. Garantindo vários outros benefícios para produção local”, explicou Hermogenes Oliveira, coordenador do Tipitix.
A iniciativa é uma parceria entre a Hydro, Fundação Mitsui Bussan do Brasil e o Instituto Peabiru. O projeto oferece assessoria técnica para o desenvolvimento dos produtos, infraestrutura para o beneficiamento da produção, design, crédito, assessoria comercial para inserção dos produtos no mercado, suporte administrativo e contábil para os procedimentos referentes à formalização, além da gestão dos empreendimentos participantes.

Fundo de Sustentabilidade Hydro
O Fundo foi criado pela Hydro, Alunorte e Albras, com o intuito de realizar a gestão do investimento financeiro, baseado nas diretrizes e prioridades definidas no âmbito da Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS). O Fundo é resultado do compromisso de investimento de R$100 milhões, e vem sendo executado desde 2018.