REDEPARÁ PODCAST #31

O distrito de Mosqueiro, distante 70 KM de Belém, será palco da segunda edição do Festival de Gastronomia das Ilhas, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Belém (Codem), Departamento Municipal de Turismo (BelémTur) e Universidade da Amazônia (Unama), com apoio da Agência Distrital. O principal objetivo do evento é a retomada da economia com ênfase à cadeia produtiva do turismo e da gastronomia, dois segmentos bastante impactados pela pandemia da COVID-19 nos últimos dois anos.
O Festival será realizado nos dias 14 e 15 de maio envolvendo dezesseis estabelecimentos. Outro destaque interessante do evento é o resgate e o fortalecimento da identidade gastronômica da região ribeirinha de Belém.
Uma gastronomia inovadora, inspiradora, autêntica, pois, Chefs consagrados no mundo inteiro, turistas – todos se surpreendem e se apaixonam pela riqueza da culinária regional que tem suas raízes na ancestralidade dos povos indígenas. No caso de Mosqueiro, o povo indígena TUPINAMBÁ. O Festival ainda quer manter em voga a culinária exitosa, dona do título da gastronomia criativa concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 2015.
ANTES
A primeira edição do Festival Gastronomia das Ilhas foi realizada na ilha do Combu, em outubro do ano passado, com grade participação de público.
PREPARATIVOS
As reuniões preparativas ao evento começaram no último dia 9 de março e se encerraram dia 12 deste mês de abril, em Mosqueiro, na sede da Agência Distrital. Os preparativos envolveram os permissionários das barracas de praias, restaurantes, bares e da bucólica. Para Mosqueiro, dezesseis estabelecimentos das regiões das praias de Farol, Chapéu Virado, Ariramba, Murubira, Paraíso, Marahú e Vila estão cadastrados à participação.
Todo o circuito será roteirizado e identificado com material visual, aventais dos participantes e os veículos das empresas que estiverem fazendo linha para bucólica.
NOVO FILÃO ECONÔMICO PARA MOSQUEIRO
O circuito abre um novo filão econômico em Mosqueiro à medida que oferece um evento fora das datas tradicionais como as férias escolares, Carnaval, Natal, fim de ano ou feriados prolongados.
A ideia é gerar renda e emprego o ano inteiro e não somente nos períodos mais populares, conforme orientação do prefeito Edmilson Rodrigues.
CAPACITAÇÃO
O Festival de Gastronomia das Ilhas envolve também a capacitação dos participantes - por meio de workshops específicos. A Belémtur ministrou cursos de atendimento ao turista, mas também tiveram aulas de primeiros socorros e combate a incêndio, boas práticas de proteção de meio ambiente, coleta de lixo e o curso de manipulador de alimentos.
A programação abriu dia 9 de abril com a palestra de Angela Sicilia, da Associação Brasileira de Bares (Abrasel).
No dia, 15, o Corpo de Bombeiros falou sobre noções de primeiros socorros e combate a incêndios.
A agenda seguiu nos dias 22 de abril com workshop de manipulação de alimentos pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma);
Dia 29 com preservação e sustentabilidade, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Dia 5 de abril - o tema do encontro foi descarte e separação de lixo, realizado por técnicos da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan).
A última palestra foi dia 12 de abril com o Gastrólogo Rodin Miranda, que tratou sobre habilidades básicas de cozinha.
SABORES
Em Mosqueiro, a cadeia de estabelecimentos comerciais é formada em sua maioria pelo da alimentação, dentro da tradição familiar e com clientela fidelizada.
O pescado lidera a preferência popular, segundo relatos da comerciante Maria Etelvina Castro, que há 32 anos trabalha na área, e dona Maria Souza da Cunha, que está ansiosa para chegar o dia e poder mostrar sua criação.
As duas vão usar o peixe como prato principal
CURSO DE GASTRONOMIA
Mosqueiro está com a primeira turma de gastronomia da UEPA, por meio do Programa Forma Pará, do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Belém – via Semad e Agência Distrital.
O curso vai abrir a Primeira escola de Gastronomia e Outras Práticas; que vai elevar ainda mais toda essa riqueza que a ilha já possui.
EXPECTATIVA
A expectativa é pela realização de um evento grandioso, considerando a acessibilidade para Mosqueiro, a clientela dos empreendimentos participantes do circuito e do publico visitante.
Maiores informações
https://gastronomiadasilhas.belem.pa.gov.br/
Confira o podcast completo: