Sustentabilidade

No próximo dia 14 de maio, sábado, o município de Marituba realiza o seu primeiro Drive Thru Ambiental, com espaços adequados para descarte de resíduos recicláveis e óleo usado, além de recepção de doações de roupas. A ação, realizada pela Associação Cultural Nhandeara e pela Secretaria de Meio Ambiente de Marituba, recebe o apoio da Guamá Tratamento de Resíduos e da Turvicam. Na programação, também será feita uma oficina de reciclagem para reaproveitamento do material entregue.
Para colaborar com a ação, a população deve levar seu resíduo já separado até a Praça Matriz, localizada na Rua Pedro Mesquita, das 9h às 16h. No local, encontrará contêineres apropriados para depósito de papéis, plásticos, alumínio, papelões, sucatas e outros materiais que podem ter novas utilidades. Quem também tem óleo usado, poderá entregar no mesmo espaço para destinação adequada desse material. E os moradores acompanharão atividades sobre a importância da separação e reciclagem.
Durante o Drive Thru Ambiental, o apoio da Guamá, juntamente com a Semma de Marituba, inclui ainda mobilização da população, coleta seletiva e destinação do material, assim como repasse de dicas relacionadas aos resíduos sólidos. “Valorizamos projetos que incentivam a educação ambiental e a destinação adequada do material. Esse é um serviço essencial para a convivência em sociedade”, destaca José Reginaldo Bezerra, diretor regional da empresa. Parte do material recolhido será usado em oficina de reciclagem, a ser ministrada para quem tiver vontade de reaproveitar materiais que, antes, seriam descartados.
O restante será entregue às cooperativas Cocamar, Acarema e Acamari. “Quando o resíduo chega separado ao aterro sanitário, conseguimos fazer a destinação correta do mesmo com mais eficiência”, acrescenta Reginaldo.
“A proteção ao meio ambiente é uma responsabilidade compartilhada, que inicia em pequenas e importantes ações individuais, na casa de cada pessoa. O objetivo é envolver a população no tratamento do resíduo ao mostrar que a coleta seletiva é fundamental para a eficácia desse processo”, diz a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Vanessa de Abreu Monteiro. Já as doações de roupas em bom estado devem ser feitas no mesmo espaço para que sejam reaproveitadas por pessoas em vulnerabilidade social no município.
A ação faz parte do Projeto M'Educo, da Associação Cultural Nhandeara, que consiste na implantação de ecopontos na região metropolitana de Belém, agregando atividades como oficinas de reciclagem, Circuito Tela Verde nas escolas e o Drive Thru Ambiental. “O Projeto nasce da necessidade de mudança de hábitos para um melhor convívio do ser humano com a natureza. Também damos soluções para as problemáticas dos descartes dos resíduos na região e atendemos às necessidades das comunidades ribeirinhas para reaproveitar os materiais que seriam descartados e que poluiriam o meio ambiente, além de gerar renda”, declara Márcia Vieira, gestora da Associação.
Aterro Sanitário - Em operação desde 2015, a Guamá Tratamento de Resíduos gerencia o aterro sanitário de Marituba, responsável pela destinação final adequada de resíduos gerados por Belém, Ananindeua e Marituba. O local recebe diariamente cerca de 1.300 toneladas de resíduos, que são tratados adequadamente, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Com uma obra completa de engenharia e investimentos em melhorias constantes, são aplicadas tecnologias como cobertura sintética com mantas, tratamento de chorume por osmose reversa e usina de biogás para tratamento do metano, além do monitoramento e controle ambiental.