Agrotins 2022




Foto: Lia Mara/Prefeitura de Palmas
A Fazendinha do Calor Humano estará aberta até este sábado, 14, para todos os públicos da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins). Estudantes, produtores e população em geral podem conhecer o local e as mais diversas tecnologias agrícolas empregadas na cultura, piscicultura, manejo sustentável, melhoramento genético, cuidados com o solo entre outras atividades.
O secretário de Desenvolvimento Rural (Seder), Tiago Dourado, destacou que nos três primeiros dias do evento, a Fazendinha recebeu dezenas de produtores e centenas de estudantes visitando as instalações e destacou vários pontos positivos desta edição. “A parceria entre Prefeitura de Palmas e Governo Estadual na Agrotins é encarada como uma forte estratégia de multiplicação de conhecimento técnico e apoio ao produtor rural. A feira é uma oportunidade que o produtor rural da Capital tem de conhecer as novidades do ramo, tecnologias atuais, recomendações de cultivares, espécies de animais e sementes mais adequadas à região e à demanda do mercado consumidor.”
Novidades 2022
Trincheira
Uma das novidades da Fazendinha do Calor Humano de 2022, é a instalação de uma trincheira - uma abertura no solo, para expor as camadas de superfície e a visualização do sistema radicular das culturas. A trincheira é uma escavação vertical, retangular, feita para se obter uma exposição contínua do solo num certo trecho do terreno. A trincheira da Fazendinha do Calor Humano será mais um espaço para debate sobre conservação, calagem, adubação e manejo sustentável do solo.
Melhoramento genético
Na Fazendinha também terá animais frutos do melhoramento genético promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) de Palmas. A biotecnologia utilizada nesses animais é a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). Cerca de 470 matrizes passaram pelo procedimento nos últimos dois anos na Capital. No evento, estarão 11 animais, entre novilhas prenhes e bezerras.
O melhoramento genético dos rebanhos leiteiros da Capital faz parte do projeto ‘Palmas para o Leite’, que desenvolve ações direcionadas para as áreas de nutrição, sanidade, manejo e genética animal, promovendo o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite.
Para a realização desses protocolos, o município utiliza sêmen das raças Girolando, Jersey, Holandês, Kiwicross (Jersolando), sendo essas três últimas importadas da Nova Zelândia, maior país na exportação de produtos lácteos.
Piscicultura
A Seder vai apresentar também diversas modalidades de tanques de cultivo de peixes na Fazendinha do Calor Humano, espaço da Prefeitura Municipal de Palmas na Agrotins 2022, que traz o tema ‘Integrar – Intensificar – Preservar’. Nesta edição foram instalados tanques escavados, de alvenaria, de adobe e de lona de polietileno de alta densidade (PEAD).
A Fazendinha é uma estrutura ampla e organizada, administrada pela Prefeitura de Palmas, com ambientes distintos para receber produtores, estudantes e visitantes na Agrotins.
Mini cabras
A exposição de mini cabras das raças anãs nigerianas e pigmeus criadas na zona rural de Palmas é mais uma das novidades da Fazendinha do Calor Humano em 2022, que contará com a exposição de aproximadamente 15 animais.
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.