Semana do Bebê

Para chamar a atenção sobre os cuidados integrais com a saúde, das crianças nos primeiros anos de vida e, dessa forma, garantir o desenvolvimento saudável na primeira infância, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) promove de 16 a 18 de maio a Semana do Bebê em suas Unidades de Saúde da Família (USFs). As atividades a serem desenvolvidas buscam alcançar as gestantes e famílias de crianças, principalmente até 6 anos de idade, profissionais e estudantes das áreas da saúde, educação, assistência social, além de agentes comunitários de saúde, entre outros públicos.
Palestras e orientações aos pais estão entre as atividades a serem desenvolvidas nas USFs, sendo que na segunda-feira, 16, na ARNE 53 (406 Norte), às 09 horas, será abordado o tema ‘Traumas Dentais’ que podem ocorrer com bebês. Na terça-feira, 17, na USF Isabel Auler, na ARSO 23 (207 Sul), das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, os pais serão orientados sobre aleitamento materno, saúde bucal e alimentação saudável.
O Dia B da Semana do Bebê será realizado na quarta-feira, 18, nos períodos da manhã e tarde, nas USFs da ARSO 111 (1.103 Sul) e ARNO 61 (503 Norte). Na duas unidades serão executadas ações de promoção e educação em saúde; atividades práticas sobre atenção e cuidado com a saúde do bebê; rodas de conversa sobre alimentação saudável; palestra com profissionais do Banco de Leite do Hospital Maternidade Dona Regina; saúde bucal com orientações da equipe da odontopediatria; abordagem sobre prevenção de acidentes domésticos em crianças com o Corpo de Bombeiros; compartilhamento de dicas de primeiros socorros em casos de emergência por asfixia com a criança e orientações às famílias sobre a importância da vacinação da infância.
Unicef
A diretora de Atenção Primária, Lorena Corrê, ressalta que a Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social realizada pelos municípios em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e outras organizações que atuam em prol da primeira infância. Segundo ela, as atividades neste período buscam mobilizar os diferentes setores da sociedade – famílias, gestão pública e organizações comunitárias – em direção à proteção da primeira infância. “Nossas equipes de saúde estão empenhadas em promover uma programação especial voltada à primeira aos cuidados com as crianças”, reforça Lorena ao convidar os pais a participarem das atividades nas USFs.
O gerente das Linhas de Cuidados da Saúde, enfermeiro Ilton Batista, diz que investir na primeira infância traz um benefício, inclusive, a longo prazo. “Com o cuidado zeloso na primeira infância, a possibilidade de formar adultos mais saudáveis e felizes é muito maior. Portanto, promover uma programação voltada a este público, com diversidade de temas que agregam não só aos profissionais, mas, principalmente, às mães e famílias da nossa cidade, que precisam de acolhimento é muito satisfatório”, comenta o gerente.