MULHERES & POLÍTICA
Em homenagem às mães e mulheres de Tucuruí, a Associação Viva Mulher realizou, na tarde de sábado (14), evento em prol da representatividade e mais inclusão das mulheres do município. Cerca de 1 mil pessoas foram ao salão de eventos da Paróquia de São José Operário para participar do evento festivo e prestigiar as palestras feitas pelos convidados de honra, a deputada federal Elcione Barbalho (MDB), e o ex-prefeito de Tucuruí Artur Brito.
A deputada federal, que esteve antes cumprindo agenda em Paragominas, fez questão de vir a Tucuruí para falar sobre “O papel da mulher na política”. Na ocasião, afirmou que as mulheres conquistam cada vez mais espaço nos mais variados segmentos da sociedade, mas ainda falta muito para a equidade. Hoje, as mulheres representam 51% da população brasileira e diariamente mães, esposas, donas de casa, provedoras de família, empresárias, políticas, só para dar exemplo, atuam e se esforçam para aumentar sua representatividade em todos os setores da sociedade. “Estas mães e esposas, guerreiras, estão conquistando seu espaço. Falta muito ainda, mas elas devem perseverar. Nós podemos sim, ser a ferramenta de mudança para melhor nos rumos do país”, destacou a deputada.
Lígia Araújo Brito, presidente da Viva Mulher, falou sobre o objetivo da associação, que congrega lideranças femininas dos mais diversos segmentos da sociedade e de bairros do município, com a missão de empoderamento e inclusão das mulheres no mercado de trabalho, na política e outros espaços que permitam reconhecimento e valorização. Para ela, a parceria entre a deputada Elcione e o ex-prefeito Artur sempre ajudou a dar mais voz para as mulheres da cidade. “Elcione é a representação da força da mulher paraense. É uma guerreira e o nosso projeto busca empoderar as mulheres no município e da região”, reforçou a presidente.
A vice-presidente da associação, Andria Oliveira, ratificou que a entidade visa assegurar a garantia de direitos das mulheres de Tucuruí e enalteceu a presença de Elcione no evento. “A deputada Elcione é um exemplo de representatividade das mulheres. Sendo a única parlamentar paraense no Congresso. Sua luta e história inspira todas nós”, enfatizou, ao apresentar a diretoria da Viva Mulher, que inclui, entre outras mulheres de Tucuruí, Nazidely Pantoja, ex-secretária de Ação Social do munícipio. “Á frente da Ação Social, desenvolvi inúmeras ações voltadas às mulheres, principalmente as mais carentes e vulneráveis. Essas experiências me inspiraram a continuar nesta luta e esta é uma das razões de hoje fazer parte da Associação Viva Mulher”, justificou.
Força das mulheres - O ex-prefeito Artur de Jesus Brito falou ao público presente sobre a força das mulheres e a importância delas, não somente no papel de educar os filhos e cuidar da família, mas também para a economia e todos os setores da sociedade, a exemplo da política.
Artur lembrou dos desafios e das conquistas em prol das mulheres enquanto prefeito de Tucuruí e citou a deputada Elcione Barbalho como um grande exemplo a ser seguido. Ele destacou a força e a determinação das mulheres paraenses, sendo a deputada um grande exemplo. “Elcione é a única representante, mulher, paraense no Congresso Nacional. Faço minhas as palavras dela, é preciso acreditar, encarar desafios e vencer. Não à toa ela está no seu sexto mandato. Isso é uma prova de que as mulheres devem ousar para alcançar seus objetivos. Com apoio da família, dos amigos. As mulheres são e podem ser o que quiserem”, observou Artur.
Voz aos povos indígenas - Elcione Barbalho, hoje com 76 anos de idade, falou para um público atento por quase uma hora, demonstrando o entusiasmo e a sinceridade de quem conhece os problemas da população. E não faltaram demandas, uma delas foi apresentada pelo líder do povo indígena Assurini do Trocará, Oliveira Assurini, que solicitou da Deputada federal apoio para sanar necessidades da aldeia.
Da deputada, o líder indígena ouviu que de pronto será destinado um microônibus para atender aos alunos da aldeia. O veículo será destinado aos indígenas através de verba parlamentar. “Eu sigo com o mesmo entusiasmo. Sempre trabalhando e com dedicação. Quero deixar um recado para as mulheres de Tucuruí: Nós podemos sim, fazer muito. Ter os mesmos direitos. Juntas seremos mais fortes”, enfatizou Elcione, que de Tucuruí seguiu para Goianésia do Pará, onde participou na manhã deste domingo (15), acompanhada de Artur Brito, da Trilha da União, evento que reuniu amantes de motocross de todo o Brasil.
Texto: Denis Aragão