Mês da Família

Família é a base de tudo. A valorização dos laços afetivos no seio familiar fez a Organização das Nações Unidas (ONU) instituir no ano de 1993, o Dia Internacional da Família, celebrado em 15 de maio. Mas é possível criar vínculos familiares longe do nosso lar? Em Belém, a Casa Ronald McDonald, há 10 anos, aproxima famílias do interior do Pará e de estados vizinhos, em uma só causa: a luta contra o câncer infantojuvenil. E, a instituição vai além da atenção aos hóspedes. Essa rede de afeto e solidariedade se estende aos voluntários, funcionários e doadores. Uma verdadeira Casa longe de casa, que oferece hospedagem, alimentação, transporte da instituição até o hospital onde fazem o tratamento, e apoio psicossocial. Tudo de graça.
Uma das famílias acolhidas é a da Dona Luciana, mãe do Lailton, de 18 anos. Vindos do interior do Pará, há sete anos, o adolescente realiza tratamento contra o câncer, na capital. Uma história de afeto, que fortalece a esperança pela cura filho, relata Luciana. “A Casa Ronald é a minha segunda casa. Aqui eu conto, também, com a força das outras mães. Somos muito unidas. Agradeço muito a instituição por fazer eu e o meu filho nos sentirmos à vontade, como se estivéssemos em casa.”.
A Casa Ronald McDonald Belém é uma instituição sem fins lucrativos e a única na Região Norte do Brasil, a Casa Ronald McDonald Belém, acolhe crianças e adolescentes de toda a região, em tratamento contra o câncer no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, ajudando a manter famílias com crianças com câncer juntas e próximas dos cuidados médicos de que necessitam. O espaço sempre contou com a ajuda voluntária. A dona de casa Lissandra Silva, faz parte desse time do bem. Lissandra é voluntária da instituição desde o início da fundação, e enxerga a Casa Ronald como o seu segundo lar. “Eu moro com o meu marido, próximo da Casa. E então quando eu me inscrevi para ser voluntária, não saí mais de lá. É uma casa cheia de amor. Eles são também a minha família.”, conta Lissandra.
No setor administrativo da instituição, a coordenadora de Captação de Recursos, Bianca Melo, tem a missão de garantir diariamente potenciais doadores para o trabalho não parar, pois a instituição recebe por ano centenas de famílias.
“É um trabalho gratificante. Garantir uma estadia confortável às famílias que acompanham seus filhos durante o tratamento contra o câncer é a nossa missão. É um trabalho humanitário. Criamos laços afetivos com os hóspedes, e também com os doadores. É a nossa grande família.”, ressalta Bianca.
Os trabalhos da Bianca, de voluntários com a Lissandra, e de doadores, independentemente da distância, mantêm firmes pais e mães que precisam se dedicar à cura do câncer dos filhos.
McDia Feliz - A sustentabilidade da casa ocorre por meio de recursos vindos do McDia Feliz, uma das principais campanhas do país em arrecadação de fundos para causas infantojuvenis, que este ano ocorrerá em 27 de agosto; além de doações de empresas e pessoas físicas.
Doações - A Casa Ronald McDonald Belém fica localizada na Rua Mariano, 123, no Bairro Castanheira. Outras informações no telefone: (91) 3081-5130. As doações podem ser feitas das 9h às 16h, de segunda à sábado.